Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 av1 2 av Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rosinha



Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 44
Localização : santa catarina

MensagemAssunto: av1 2 av Psicologia da Educação e da Aprendizagem   Sex Set 04, 2015 10:08 am

AV1
1)

A Psicologia tem suas raízes lá na Grécia Antiga, entre os filósofos. A palavra "Psicologia" vem do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). Significando o "estudo da alma". Mas essa alma não tem nada a ver com religião ou com a Psicologia Científica dos dias de hoje. É que para alguns filósofos gregos nosso corpo era animado por uma espécie de sopro divino misterioso que governava nossas ações, pensamentos e sentimentos, ou seja, nossa mente. Séculos depois, a Psicologia se desligaria da Filosofia. O "pai" da Psicologia Científica se chamava Wilhelm Wundt, um cientista alemão, e ele, a partir de 1879, começou a criar experimentos com as pessoas para tentar entender como funcionava sua consciência, ou seja, suas percepções, pensamentos e sentimentos que ocorrem no "aqui e agora" de cada um. A partir daí surgem diversas correntes da psicologia contemporânea que se destacam na Educação, portanto, ligue a coluna A e B, assinalando a seguir a alternativa correta que trás as bases dessas teorias.
A – Psicanálise 1 - Compreende a mente humana como um complexo processador de informações.
B – Behaviorismo 2 – Sua teoria diz que determinamos nosso próprio destino de maneira autônoma.
C – Psicologia Humanista 3 - Os processos psicológicos se originam e se desenvolvem devido as interações sociais que provocam mudanças cognitivas ao longo da história da espécie e de cada indivíduo
D – Psicologia Cognitiva 4- Acredita no Insconciente.
E – Psicologia Histórico Cultural 5- Comprende sentimentos e pensamentos como produtos de estímulos orgânicos.

Alternativas:

a)

A – 1; B – 2; C – 3; D- 4; E-5
b)

A – 4; B – 5; C – 2; D- 1; E-3
c)

A – 1; B – 5; C – 3; D- 2; E-4
d)

A – 4; B – 3; C – 2; D- 1; E-5

2)

A psicologia do desenvolvimento trás como característica principal a mudança que o individuo sofre no decorrer dos seus dias. Para que essas mudanças ocorram existem teóricos que estudam estas maneiras de se desenvolver. Quais são as principais teorias voltadas para esta área da Psicologia? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Abordagem inatista; abordagem ambientalista; abordagem interacionista.
b)

Abordagem inatista; abordagem adivinhista; abordagem interacionista.
c)

Abordagem ambientalista, Abordagem empirista; abordagem adivinhista
d)

Abordagem sensacionalista, abordagem inatista; abordagem interacionista

3)

1.Aprendizagem é a aquisição ou mudança (quantitativa ou qualitativa) de comportamentos e processos mentais, portanto, é um complexo processo neuropsicológico que envolve outros processos, como percepção, atenção, memória, motivação, linguagem e psicomotricidade, todos eles estudados pela Psicologia. Pensando nesses processos e mudanças assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Mudanças quantitativas: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, por razões inatas orgânicas. Mudança qualitativa: Entendemos como as mudanças que se somam de comportamentos vivenciados nas nossas experiências diárias.
b)

Mudanças quantitativas: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, por razões adaptativas orgânicas e ambientais. Mudança qualitativa: entendemos como a soma ou adição de pensar e sentir, assim como de aumento ou diminuição de comportamentos
c)

Mudança quantitativa: entendemos como a soma ou adição de pensar e sentir, assim como de aumento ou diminuição de comportamentos. Mudança qualitativa: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, por razões adaptativas orgânicas e ambientais.
d)

Mudanças quantitativas: Entendemos como as mudanças que se somam de comportamentos vivenciados nas nossas experiências diárias. Mudança qualitativa: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, que diminuem o comportamento da pessoas nesse processo de aprendizagem.

4)

Um conceito de Personalidade que trabalhamos nas aulas, e que implicitamente está mais ligado ao paradigma da Psicanálise é: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa" (CARVER; SCHEIERapudHALL, 2000, p. 26). E pensando neste contexto o que significa organização interna e organização dinâmica?

Alternativas:

a)

organização interna entendemos quando o mundo trás novos conhecimentos para a criança através de suas relações. a e organização dinâmica entendemos quando a criança afirma seu poder de intervenção no mundo.
b)

organização interna entendemos que, conforme ocorrem mudanças no organismo e no ambiente, ocorre reorganização dos processos mentais e dos comportamentos; e organização dinâmica entendemos a organização de processos mentais (pensamentos, sentimentos etc.) e de comportamentos
c)

organização interna entendemos a organização da estrutura psíquica (ID, EGO e SUPEREGO) e organização dinâmica entendemos que é a maneira como esta estrutura está alinhada com nossos instintos.
d)

Organização interna entendemos a organização de processos mentais (pensamentos, sentimentos etc.) e de comportamentos; por organização dinâmica entendemos que, conforme ocorrem mudanças no organismo e no ambiente, ocorre reorganização dos processos mentais e dos comportamentos.

5)

O biólogo, epistemólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) dedicou toda a sua obra à questão: como os homens constroem o conhecimento? Por isso, entenda-se que Epistemologia significa "teoria do conhecimento" e que Genética vem de "gênese" ou "origem". Então quais são suas teorias e significados corretos respectivamente que falam dos mecanismos invariantes?

Alternativas:

a)

Equilibração Majorante: Quando nenhum elemento novo está diante de nós, estamos em equilíbrio: significa boa adaptação física e cognitiva gerada por interação satisfatória entre organismo e estímulos do ambiente.E Acomodação da estrutura cognitiva é quando, diante da resistência oferecida pelo elemento da realidade, entendemos que nós é que precisamos nos transformar para lidar com ele.
b)

Esquemas esses conjuntos de modos de agir física e mentalmente sobre o mundo que aprendo, amplio, acumulo, modifico e experimento colocar em prática sobre os elementos. E Assimilação é quando agimos física e/ou mentalmente sobre algo que estamos conhecendo ou reconhecendo, aplicando modos de pensar e agir que já formamos antes.
c)

Assimilação é quando agimos física e/ou mentalmente sobre algo que estamos conhecendo ou reconhecendo, aplicando modos de pensar e agir que já formamos antes. E Acomodação da estrutura cognitiva é quando, diante da resistência oferecida pelo elemento da realidade, entendemos que nós é que precisamos nos transformar para lidar com ele.
d)

Esquemas esses conjuntos de modos de agir física e mentalmente sobre o mundo que aprendo, amplio, acumulo, modifico e experimento colocar em prática sobre os elementos. E Equilibração Majorante: Quando nenhum elemento novo está diante de nós, estamos em equilíbrio: significa boa adaptação física e cognitiva gerada por interação satisfatória entre organismo e estímulos do ambiente.
AV2

1)

Nas teorias de Piaget, temos a fase "Autonomia" ou "Moralidade Autônoma", pensando nesses conceitos analise as frases a seguir e marque a alternativa correta.


I.Vai dos5/6 anos a 9/10 anos e o interesse da criança desperta para participação de atividades coletivas e regradas. (Na fase chamada HETERONOMIA ou MORALIDADE HETERÔNOMA)


II.Uma concepção adulta de jogo e de relacionamento, marcada pela crescente flexibilidade possibilitada pelo pensamento hipotético-inferencial do Estágio Operatório-Formal.


III.A regra de cooperação passa a ser compreendida como acordo mútuo entre legisladores, logo, flexível, modificável conforme circunstâncias.

Alternativas:

a)

I e III corretas
b)

II está correta
c)

II e III corretas
d)

Todas as alternativas estão incorretas.

2)

O russo Lev S. Vygotsky nasceu em 1896 e morreu jovem, com tuberculose, em 1934. Formou-se em Direito, foi professor de Artes, Filosofia e Literatura. Juntamente com outros jovens russos geniais movidos pelo espírito da Revolução Russa, engajou-se numa ideia: a construção de uma Psicologia Marxista. Toda a sua obra visa caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elabora hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um indivíduo. Analise as frases sobre os princípios de sua teoria abaixo e marque a alternativa correta.

1 – As características humanas resultam da interação dialética do homem e seu meio sociocultural (homem transforma o meio e vice-versa)

2 – As FUNÇÕES PSICOLÓGICAS humanas se originam nas relações entre o indivíduo e seu CONTEXTO CULTURAL e social

3 – o cérebro é um substrato material com um sistema aberto de grande PLASTICIDADE, com estrutura e modos de funcionamento moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual

4 – A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas MEDIADA por ferramentas culturais e instrumentos psicológicos (linguagem)

5 – Os PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES e complexos humanos desenvolvidos no processo histórico (EVOLUÇÃO) são o objeto de estudo da psicologia, a qual deve explicá-los e descrevê-los

Alternativas:

a)

1, 2, 3 corretas
b)

3, 4 e 5 corretas
c)

1, 3 , 4 e 5 corretas
d)

Todas estão corretas

3)

Um conceito fundamental e muito conhecido de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Refere-se ao espaço de tempo (intervalo) em que o Mediador (educador) trabalha para instrumentalizar o Mediado (aprendiz) e em que, portanto, ocorre a internalização progressiva dos instrumentos psicológicos e consequente desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Mas o que existe antes desse intervalo? Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)

Não existe nada, pois a criança é uma tabula rasa, ou seja nasce sem nenhum conhecimento.
b)

Existe o desenvolvimento já ocorrido do Mediado, ou seja, o aprendiz já traz consigo uma série de conhecimentos (termos, conceitos) já internalizados. Chama-se Nível de Desenvolvimento Real (NDR).
c)

Existe um desenvolvimento já ocorrido, pois o aprendiz aprende antes de estar com o mediado tudo com a mestra mãe.
d)

Existe o desenvolvimento já ocorrido do mediador, que passa seus conhecimentos de professor para o aluno.

4)

A aprendizagem é um processo pelo qual o comportamento ou a habilidade para desenvolver o comportamento é modificada pela experiência. Quando o aluno experiencia consequências de seus atos, ele está aprendendo (CANAAN-OLIVEIRA, 2002).

Os indivíduos aprendem por contingências e por regras. Contingência é um termo utilizado para indicar a probabilidade de um evento ocorrer, dada a ocorrência de outro evento. As contingências estão sempre presentes na relação entre o indivíduo e o ambiente. Pensando nisso, assinale a alternativa que explica a contingência de reforço ou tríplice contingência.

Alternativas:

a)

Tal relação pressupõe a interação entre: (1) uma situação ambiental antecedente, (2) o comportamento e (3) uma situação ambiental consequente.
b)

Tal relação pressupõe a interação entre: (1) um individuo e (2) uma situação ambiental consequente.
c)

Tal relação pressupõe a interação entre: (1) uma situação ambiental antecedente, (2) um individuo e (3) uma situação ambiental antecedente ao fato
d)

Tal relação pressupõe a interação entre: (1) uma situação ambiental antecedente, (2) o comportamento e (3) uma intervenção direta de uma pessoa consequente.

5)

O que é reforçador para uma pessoa pode não ser para outra. O educador deve observar o aluno e aprender do que ele gosta, para assim ter mais sucesso ao utilizar o processo de reforçamento. Convém ressaltar ainda que o carinho destaca-se como poderoso reforço que se manifesta na forma de expressões de afeto por parte de pessoas significativas. Por isso, os educadores precisam expressar sentimentos agradáveis com relação aos alunos se quiserem ver comportamentos que desejam serem repetidos (CANAAN-OLIVEIRA, 2002). Em relação a teoria de Skinner, analise as setenças abaixo e assinale a alternativa correta.

I - Reforçamento Positivo consiste na apresentação de uma consequência reforçadora positiva, ou seja, qualquer ganho ou acréscimo de algo que seja considerado desejado pelo indivíduo, fornecido logo após este apresentar um comportamento determinado.

II - Reforçadores arbitrários,aqueles que exigem necessariamente a intervenção direta de outra pessoa, ou seja, o indivíduo se comporta de forma que as consequências são liberadas por outra pessoa.

III - Reforçamento Negativo, que ocorre quando agimos de maneira a retirar ou afastar alguma coisa que não é boa (estímulos aversivos). Este comportamento específico que acaba com o que é ruim é que será fortalecido (reforçado) (CANAAN-OLIVEIRA, 2002).

Alternativas:

a)

I, II corretas
b)

I e III são corretas
c)

Todas são falsas
d)

Todas estão corretas


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
av1 2 av Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV1 AV 2 Pedagogia - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem
» Av2 - Psicologia da Educação e da Aprendizagem
» Av 1 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE
» prova de psicologia da educação - resultado
» prova de psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: