Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Alguém tem as respostas das Av1 e av2 da disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem do primeiro semestre ???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
carlita



Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2015

MensagemAssunto: Alguém tem as respostas das Av1 e av2 da disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem do primeiro semestre ???   Ter Ago 18, 2015 8:35 pm

AV1
1)
Jean Piaget considerado um dos mais importantes pensadores do século XX inicialmente estudou biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu

Doutorado, e posteriormente se dedicou as áreas de Psicologia, Epistemologia e Educação. Toda sua obra foi aplicada a seguinte questão: como os homens constroem o conhecimento? Assinale a alternativa abaixo que Indica os três de seus grandes princípios:

I-Conhecer implica sempre em atuar sobre a realidade de maneira ativa e transformadora, física ou mentalmente.
II- A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas mediada por ferramentas culturais e instrumentos psicológicos (linguagem).
III-As funções psicológicas humanas se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto cultural e social.
IV-O mesmo tipo de intercâmbio adaptativo entre organismo e meio produzido no terreno biológico produz-se também no terreno psicológico no processo de conhecimento dos objetos.
V-O conhecimento manifesta-se como fruto de um autêntico processo de construção, de estruturação.
Alternativas:

a)
As afirmações I, II e III são corretas.

b)
As afirmações II, III e IV são corretas.

c)
As afirmações II, III e V são corretas.

d)
As afirmações I, IV e V são corretas.

2)
Indique o estágio em que a criança adquirirá progressivamente potencial orgânico para compreender propriedades não observáveis da realidade e também as relações entre os elementos que representa mentalmente ao longo da vida (por isso, depende dos esquemas simbólicos pré-construídos), agindo e anulando ações mentalmente (reversibilidade), mas nessa idade só consegue fazê-lo com apoio concreto.

Alternativas:

a)
Estágio Operatório-Formal.

b)
Estágio Sensório-Motor

c)
Estágio Operatório Concreto.

d)
Estágio Pré-operatório.

3)
Piaget compreendeu com suas pesquisas que, ao aprendermos durante toda a vida, utilizamos dois mecanismos invariantes:Assimilação e Acomodação.Assinale a alternativa que define o que é acomodação da estrutura cognitiva:

Alternativas:

a)
quando aparece algo diferente, isso gera uma perturbação que desequilibra nossa estrutura cognitiva.

b)
é quando agimos física e/ou mentalmente sobre algo (elemento novo ou não) que estamos conhecendo ou reconhecendo, aplicando modos de pensar e agir que já formamos antes.

c)
conjuntos de modos de agir física e mentalmente sobre o mundo que aprendo, amplio, acumulo, modifico e experimento colocar em prática sobre os elementos.

d)
é quando, diante da resistência oferecida pelo elemento da realidade, entendemos que nós é que precisamos nos transformar (desenvolver novas ações organizadoras, físicas ou mentais) para lidar com ele.


4)
Essa corrente teórica na Psicologia propicia para a Educação diversas colaborações, dentre elas as ideias de que educadores devem promover fortalecimento e equilíbrio do Ego de seus alunos, de que devem levar em consideração relações entre professores e alunos como potencialmente transferenciais (transferência de sentimentos que originalmente se dirigiriam aos pais, por exemplo) e de que o modo de educar deve ser adequado aos diferentes estágios do desenvolvimento da personalidade. A essa abordagem intitula-se:

Alternativas:

a)
Psicologia Humanista.

b)
Psicanálise.


c)
Behaviorismo.

d)
Psicologia Histórico Cultural.

5)
Lev Semenovitch Vygotsky foi um cientista bielo-russo que nasceu em Orsha em 17 de novembro de 1896 e faleceu de tuberculose, a qual se manifestou quando ele tinha 19 anos de idade sendo responsável pela sua morte prematura aos 37 anos de idade.Indique as alternativas abaixo que estão relacionadas às idéias e sua trajetoria.

I- a aprendizagem esta subordinada ao desenvolvimento causando baixo impacto sobre ele e como consequência ele diminui o papel da interação social.

II- fundador da escola soviética de psicologia histórico-cultural.

III- pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

IV- Com relação ao papel dos fatores internos no desenvolvimento para ele é a maturação biológica.

V- Os adultos exercem um papel bastante importante como agentes de mudança (ao transmitir os instrumentos, culturais de adaptação intelectual que a criança internaliza).

Alternativas:

a)
as afirmativas I e II estão corretas.

b)
as afirmativas III e IV estão corretas;

c)
as afirmativas I, III e IV estão corretas;


d)
as afirmativas II, III e V estão corretas.



AV2
1)
Assinale a corrente teórica que a sua principal colaboração para educação é a ideia de que a escola deve favorecer a auto-realização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida. O professor é o facilitador da aprendizagem.

Alternativas:

a)
Abordagem Cognitivista.

b)
Abordagem Sociocultural

c)
Abordagem Humanista.

d)
Abordagem Tradicional.

2)
A teoria apresentada por Vygotsky apresenta cinco princípios. Assinale o principio que é definido como aquele que "tomando como base o materialismo histórico-dialético de Karl Marx, parte da ideia de que, da mesma forma que homem-matéria transforma-se mutuamente como resultado do seu confronto, oriundo da necessidade de sobrevivência humana, também ocorre à dialética entre homens-homens, uns transformando os outros, visando adaptação à sociedade e seu desenvolvimento, gerando cultura enquanto cultivo e melhoria, geração após geração, de relações entre homem-realidade material e homem-homem.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico. São Paulo: Scipione, 2000.

Alternativas:

a)
A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas mediada por ferramentas culturais e instrumentos psicológicos (linguagem).

b)
As funções psicológicas humanas se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto cultural e social.

c)
As características humanas resultam da interação dialética do homem e seu meio sociocultural (homem transforma o meio e vice-versa).

d)
Os processos psicológicos superiores e complexos humanos desenvolvidos no processo histórico (evolução) são o objeto de estudo da psicologia, a qual deve explicá-los e descrevê-los.

3)
A visão do desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos. O estudioso Luria nos ajuda a compreendê-los. Um desses aspectos refere-se à natureza basicamente media­dora das funções psicológicas complexas. Não apenas responde­mos aos estímulos apresentados no ambiente, mas os alteramos e usamos suas modificações como um instrumento de nosso com­portamento. Exemplo disso é o costume popular de amarrar um barbante no dedo para lembrar algo. O estímulo — o laço no dedo — objetivamente significa apenas que o dedo está amarra­do. Ele adquire sentido, por sua função mediadora, fazendo-nos lembrar de algo importante. Assinale a alternativa que indica esse aspecto.

Alternativas:

a)
aspecto instrumental.

b)
aspecto cultural.

c)
aspecto mediador.

d)
aspecto do signo.

4)
Leia o exemplo apresentado: se um aluno vê a imagem do professor e ao mesmo tempo ouve o professor agredindo ele com gritos ou deboches humilhantes, ele reage primeiramente sentindo tristeza ou raiva pela humilhação e depois, graças ao emparelhamento entre a visão da imagem do professor e suas expressões de agressão, ele pode vir a sentir tristeza ou raiva apenas ao ver imagens de professores em geral. Assinale abaixo qual comportamento foi descrito através do exemplo.

CANAAN-OLIVEIRA. S. et al. Compreendendo seu filho: uma análise do comportamento da criança. Belém:Paka-tatu, 2002

Alternativas:

a)
reforço positivo.

b)
comportamento respondente.

c)
reforço negativo.


d)
comportamento operante.

5)
Vygotski apresenta em sua proposta teórica um conceito muito importante que é "o caminho que a criança vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real". OLIVEIRA, (2000, p. 60). A esse conceito Vygotski atribuiu o nome de:

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotski: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2000.

Alternativas:

a)
desenvolvimento proximal.


b)
crescimento cognitivo.

c)
interações sociais.

d)
processos sociais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Alguém tem as respostas das Av1 e av2 da disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem do primeiro semestre ???
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: