Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av2 - Pedagogia - Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luiza Ines



Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/08/2015

MensagemAssunto: Av2 - Pedagogia - Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental   Seg Ago 17, 2015 8:26 am

Pessoal alguém já fez?
1)Sabemos que nas Avaliações Externas, tanto a escola como os seus professores estão intimamente envolvidos com este processo educacional, principalmente nos referimos a educação brasileira. Com base nesta afirmativa assinale abaixo a resposta correta sobre o Saeb / Prova Brasil.

Alternativas:

a) O Saeb e a Prova Brasil são avaliações externas elaboradas a partir de uma matriz de referência que teve como base os Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de avaliar as redes ou sistemas de ensino.
Alternativa assinalada
b) Tanto o Saeb como a Prova Brasil, foram criados na década de 90 e vem sendo realizada com todas as escolas públicas e aplicada aos estudantes matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio, avaliando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
c) O Saeb e a Prova Brasil, foram criados após a implantação da LDB 9394/96, com o propósito realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro de ensino médio, a fim de implantar políticas públicas educacionais.
d) Tanto o Saeb como a Prova Brasil, são aplicados anualmente, para todos os alunos e visam a avaliar o aluno individualmente. São obrigatórias para a rede pública e privada.

2)Ao refletirmos sobre: o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que constitui o eixo do programa de metas e compromisso com o programa todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, é correto afirmar o que sobre o IDEB. Leia atentamente a questão abaixo e assinale a afirmativa que agrupa as suas escolhas.

I - O Ideb foi criado em 2007 e envolve os resultados das avaliações em larga escala e o fluxo escolar, isto é, a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declarada no censo escolar.

II – O Ideb reúne em um único indicador, dois conceitos considerados importantes para a qualidade educacional. Os resultados são amplamente divulgados na mídia e cada escola recebe seu índice com um comparativo com o quadro das médias do município, estado e do país.

III - As notas obtidas no Ideb determinam quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou financeiros, promovendo um ranking das escolas e o controle do governo.

Alternativas:

a) Estão corretas as alternativas I e II.
Alternativa assinalada
b)Estão corretas as alternativas II e III.
c)Estão corretas as alternativas I e III.
d) Todas as alternativas estão corretas.

3)As avaliações externas de larga escala tem por objetivo apontar os caminhos das políticas públicas para a educação, subsidiados por parâmetros que almejam uma educação de qualidade, tomando como referencial os resultados dessas avaliações. Portanto, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale as alternativas em que a avaliação corresponde a suas características.

I - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é aplicado ao ensino superior. É obrigatório e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de cada graduação, tendo em vista os conteúdos previstos nas suas diretrizes curriculares.

II- Provinha Brasil, realizada com os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de avaliar os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

III - O Pisa é um exame de cunho internacional, aplicado em 65 países, a cada três anos, a alunos que estão concluindo a escolaridade mínima obrigatória. Aponta indicadores voltados às políticas educacionais de cada país, como apoio a comparação internacional e fornecimento de orientação, incentivo e instrumentos para melhoria da educação.

Alternativas:

a) Estão corretas as alternativas II e III.
b) Estão corretas as alternativas I e III.
Alternativa assinalada
c) Estão corretas as alternativas I e II.
d) Todas as alternativas estão corretas.

4)Após o estudo das Avaliações em Larga escala ou avaliações externas, leia atentamente as afirmativa abaixo que se referem a Provinha Brasil e ao ENADE e marque com ( V ) se for verdadeira e ( F ) se for falsa.

( ) A provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças, aplicadas a alunos no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras, em dois momentos: no início e no fim do ano letivo, com o fim conhecer o que o aluno agregou em sua aprendizagem, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

( ) Os resultados da provinha Brasil visam medidas como possibilitar o planejamento de cursos de e a formação continuada para os professores.

( ) Desde 2009, o Enem passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público. Porém, tem defrontado com alguns percalços e tem suscitado críticas e defesas no tocante a sua estruturação e uso.

( ) O Enem é uma avaliação ofertada para alunos que estão concluindo ou concluíram o ensino médio. A participação é obrigatória e é aplicado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Alternativas:

a) F, V, F, V.
b) V, V, V, F.
Alternativa assinalada
c) V, V, F, V.
d) V, V, F, F.

5)A avaliação da aprendizagem não deve ser um momento pedagógico organizado pelo professor com um fim em si mesmo, que busca apenas verificar avaliar o que o aluno aprendeu do que foi ensinado. A avaliação leva em consideração à natureza da aprendizagem do aluno; considera os resultados das tarefas realizadas e analisa o caminho e o processo do processo de ensino e de aprendizagem. Analisando esta afirmativa assinale a resposta abaixo que é inadequada para a avaliação da aprendizagem.

Alternativas:

a)A forma como professor pensa e compreende a avaliação, está ligada às concepções que possui sobre ensinar e aprender, evidenciando uma postura calcada em um modelo epistemológico-pedagógico.
b) A avaliação diagnóstica ocorre antes do início do processo de ensino-aprendizagem ou ao iniciar um conteúdo novo e tem o fim de levantar problemas de aprendizagem, refletir sobre suas causas e para procurar apontar forma para direcionar o trabalho do professor.
c) A avaliação formativa classifica os resultados de aprendizagem de acordo com os níveis de aproveitamento estabelecidos, sendo utilizada ao término da unidade com o propósito de verificar se os objetivos pré-estabelecidos foram alcançados.
Alternativa assinalada
d) A avaliação somativa é realizada ao final do processo e é empregada para avaliar resultados, tendo finalidade é eminentemente de verificadora que permite tomar medidas em longo prazo.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Av2 - Pedagogia - Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av1 e Av 2 - Pedagogia - Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
» Av2 - Pedagogia - Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
» QUEM FEZ A AVALIAÇÃO VIRTUAL 1 E 2 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÃO E PESQUISA
» Cursos Livres Didática nos Anos iniciais
» Av1 - Organização e Didática na Educação Infantil

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: