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 AVALIAÇÃO VIRTUAL 8 SEMESTRE AGOSTO/ 2015 ENSINO JOVENS E ADULTOS

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AutorMensagem
Cris Morini



Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/04/2014

MensagemAssunto: AVALIAÇÃO VIRTUAL 8 SEMESTRE AGOSTO/ 2015 ENSINO JOVENS E ADULTOS   Qua Ago 12, 2015 4:06 pm

AVALIAÇÃO 1/ 8 SEMESTRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1)
A educação é o processo constituinte da experiência humana e a escolarização é um dos recortes do processo educativo mais amplo. Na escola a Diversidade pode ser reconhecida como um dos elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse cotidiano, se apresentam diferenças étnico-raciais, idades e culturas, perpassando todos os níveis e modalidades de ensino. Nesse enfoque podemos considerar a educação disponibilizada pela escola como:

Alternativas:

a)
Educação Informal, componente essencial da Educação Básica,

b)
Educação Não-Formal, auxilia na formação passiva do cidadão,

c)
Educação Formal, que possibilita aprendizagem sobre os conteúdos historicamente sistematizados,

Alternativa assinalada
d)
Educação Social, segue rigorosamente a ordem hierárquica e autoritária da educação supletiva,

2)
Ao tratar sobre a Educação que se realiza no espaço escolar, considere a alternativa que não apresenta, característica da educação formal:

Alternativas:

a)
Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial,

b)
Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96),

c)
Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.

Alternativa assinalada
d)
Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.

3)
A partir da década de 1950, Freire contribuiu com o marco teórico na Educação de Adultos. Instigou um repensar sobre a EJA que unia pela primeira vez a especificidade da Educação, relacionando-a com: a quem educar, para que e como educar, seguindo o princípio de que a educação era:

Alternativas:

a)
Agrupamento de pessoas, seguindo apenas os dogmas da igreja,

b)
Um ato político, podendo servir tanto para a submissão como para a libertação do povo,

Alternativa assinalada
c)
História idealizada e indicada pelas Diretrizes Curriculares,

d)
Abordagem progressista indicando educação lúdica para alunos da primeira infância,

4)
Para responder a questão, leia as afirmativas, apresentadas abaixo, em seguida assinale a alternativa INCORRETA:

I) No Brasil, desde a Colônia, posteriormente Império e Primeira República, vê-se através da história; grande preocupação do governo, ligada ao atendimento às classes populares, no que se refere principalmente a educação.

II) O modelo de ensino apoiado pelo Sistema educacional brasileiro, carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". O quê deixa restrito aos pobres a oferta de uma educação elementar enquanto a elite é privilegiada com o ensino superior.

III) Por volta de 1920, durante a República o panorama educacional brasileiro apontava que mais de 72% de sua população era composta de sujeitos analfabetos.

IV) Interpretando as políticas educacionais da década de 1940, expressa nas campanhas de "erradicação do analfabetismo", fica o entendimento de que o adulto analfabeto representava uma doença e uma vergonha a ser banida da sociedade.

Alternativas:

a)
Todas as afirmações são Incorretas.

b)
Somente II é Incorreta.

Alternativa assinalada
c)
Somente IV é Incorreta.

d)
Somente I é Incorreta.

5)
Historicamente, seguindo as políticas educacionais da década de 1940, expressa nas campanhas de "erradicação do analfabetismo", fica o entendimento de que o adulto analfabeto representava uma doença e uma vergonha a ser banida da sociedade. Isso se deveu ao fato dos analfabetos apresentarem característica específica, no que se refere à educação escolar. Quando relacionado ao trabalho escolar o analfabeto, era entendido como:

Alternativas:

a)
Ser desprovido de bens materiais, por falta de afinidade com sua cultura,

b)
Sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome,

Alternativa assinalada
c)
Individuo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente,

d)
Cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente,


AVALIAÇÃO 2
1)
Na proposta de alfabetização de adultos, apresentada por Paulo Freire, o tema gerador deve ser extraído, das necessidades e do interesse da comunidade. Como parte da metodologia, os coordenadores do processo de alfabetização, mediante o convívio com a comunidade, coletam de maneira informal, por meio de conversas rotineiras, as informações que consideram significativas. Inicia-se pelo levantamento vocabular, ou seja, palavras de conteúdo mais expressivo, chamadas também de "palavras geradoras". Sobre temas geradores, também relacionados com a vida cotidiana dos alfabetizandos e do grupo social a que eles pertencem, ainda se pode afirmar que:

Alternativas:

a)
É muito difícil relacionar os temas geradores na convivência com moradores em torno da escola, sentindo suas preocupações e captando elementos de sua cultura

b)
Temas geradores são selecionados, principalmente, em função do significado social para o grupo.

c)
A descoberta do universo vocabular dos temas geradores pode ser efetuada por meio de encontros entre os professores.

d)
Os temas geradores estão relacionados aos encontros formais com os moradores do lugar em que se vai trabalhar.

2)
Para responder a questão, leia as afirmações apresentadas abaixo, em seguida assinale a alternativa CORRETA:

I)Paulo Freire entende a Educação Bancária, como uma prática que acaba por inibir o poder criador dos educandos, porém, de caráter autenticamente reflexivo, essa tendência pedagógica favorece o constante ato de desvelamento da realidade.

II)Freire propôs uma educação enquanto prática democrática, fundamentada exclusivamente no diálogo político partidário, com vistas a participação do cidadão nas eleições governamentais.

III) Para Freire a alfabetização entendida como ato criador, ato político, problematizador permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.

IV) A educação se torna "domesticadora", na medida em que incentiva a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
Todas as afirmações são corretas.

b)
Somente I e II são corretas.

c)
Somente III é correta.

d)
Somente III e IV são corretas.

3)
A Educação de Jovens e Adultos atualmente está amparada em um discurso que tenta restaurar um direito negado ao cidadão. Dentre os direitos assegurados ao cidadão, é INCORRETO, a afirmativa de que deve ser favorecido ao aluno da EJA:

Alternativas:

a)
O direito a uma escola de qualidade, que contribua para o desenvolvimento de suas potencialidades.

b)
Um modelo de educação que atenda as suas reais e específicas necessidades de aprendizagem.

c)
Uma educação que favoreça sua inserção no mundo do trabalho, na vida social e cultural.

d)
Uma educação que ignore seus conhecimentos prévios de forma permanente.

4)
A proposta de Alfabetização organizada por Paulo Freire, não foi concretizada em todo território nacional, como pensado à princípio, porque:

Alternativas:

a)
A organização do trabalho na maior parte das Capitais dos Estados brasileiros, não encontrou muitos adeptos,

b)
O plano, previa a instalação de poucos Círculos de Cultura, com o objetivo de atender, pequena parte da população,

c)
A Campanha Nacional de Alfabetização, foi denunciada publicamente como "perigosamente subversiva".

d)
Cada Círculo de Cultura deveria alfabetizar, uma média de cem (100) alunos,

5)
A LDBn. 9394/96; quando trata sobre o Direito à Educação discrimina que o dever do Estado, para com a educação escolar pública será efetivado, mediante a garantia de:

I)oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do aluno,

II)vinculação entre educação escolar, trabalho e prática social,

III)ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria,

IV)valorização de situações que contribuam para a discriminação e o preconceito,

V)colaboração com a evasão e a repetência dos alunos que não se adéquam às regras da escola,

Após leitura e interpretação do que trata a Lei, indique a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
Somente II é correta.

b)
Somente I e V são corretas.

c)
Somente I, II, III são corretas.

d)
Somente IV é correta.
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MensagemAssunto: Re: AVALIAÇÃO VIRTUAL 8 SEMESTRE AGOSTO/ 2015 ENSINO JOVENS E ADULTOS   Qui Ago 13, 2015 2:44 pm

Av1: c.c.b.d.b
Av 2: b.c.d.c.c

JA POSTEI CERTINHO...
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