Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
juliana12



Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 22

MensagemAssunto: AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015   Dom Ago 09, 2015 7:20 pm

AV 1 Ensino de História e Geografia

1 As lembranças e os relatos são carregados de subjetividades, pois trazem os silêncios, as omissões de fatos que aconteceram ao longo do tempo. Sendo assim, as histórias de vida são como visões, interpretações da experiência individual e coletiva. Esse tipo de fonte histórica é conhecido como:

Alternativas:

a) Matrimonial.
b)Gestacionais.
c) Oral.
d)Visual.

2)Levando em consideração as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História nos anos iniciais, podemos identificar que um dos objetivos da disciplina é contribuir para que as crianças possa compreender o seu papel na sociedade. Por isso, entendemos que é uma disciplina de cunho político, pois desempenha um papel importante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre o agir dos indivíduos em suas relações pessoais com o grupo de convivência, suas representações e sua participação na coletividade bem como a sua própria forma de pensar, agir e sentir o mundo. A partir da leitura do texto, entendemos que o ensino de História possibilita:

Alternativas:

a)Reconhecer-se enquanto sujeito histórico na sociedade em que vive para se identificar, mas não em transformar a sociedade porque ela já está pronta e acabada, cabe a nós seguir nosso papel.
b)Perceber-se como sujeito capaz de contribuir para mudanças históricas no mundo em que vivemos, a fim de buscar uma sociedade mais justa e menos desigual.
c)Compreender os sujeitos históricos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, mas sem preocupar-se com o reconhecimento das diferenças entre os diferentes povos na sociedade.
d) Apropriar-se de um olhar consciente para sua própria sociedade, porém sem compreender a si mesmo, apenas os outros grupos sociais.

3)Uma das possibilidades de trabalho no ensino de história, podemos enumerar as atividades extra-escolares, realizadas em espaços além dos muros escolare. Dessa forma, as atividades desenvolvidas nos museus históricos são fundamentais para a construção do conhecimento, porém, o professor deve:

Alternativas:

a)Levar os alunos e pedir um relatório simplesmente das peças históricas encontradas e dessa maneira já se cumpriu o propósito pedagógico e construiu conhecimento histórico.
b)Qualquer museu histórico é interessante levar o aluno, pois não exige nenhum procedimento metodológico em relação ao trabalho do professor.
c) Ir apenas nesses espaços culturais, para simplesmente visualizar os objetos históricos, pois não há como construir conhecimentos a partir das visitas aos museus.
d) Escolher o museu mais adequado ao assunto a ser trabalhado em sala de aula, realizar visitas antes de ir com os alunos, verificar atividades educativas no local para propor aos alunos e direcionar o roteiro de observação dos alunos.

4)O estudo do meio é uma das possibilidades de atividades, além dos espaços formais de aprendizagem, pois permite a criança entender a realidade em que vive, desenvolver a consciência de que o lugar em que vivemos é produtor de história e identidade. Além disso, identificamos que a localidade é repleta de uma diversidade social, cultural e espacial.

A partir da leitura do texto, podemos afirmar que:

Alternativas:

a) O estudo do indivíduo é importante a medida que entendemos que a história é feita dos heróis, reis e pessoas comuns e que o legado para a história é dos grandes feitos humanos, passados de geração a geração.
b)É possível desenvolver com as crianças trabalhos de campo que envolve o estudo dos grandes monumentos, destacados em praças, bosques, igrejas, museus e tudo que trata da grandiosidade feita pelos heróis ao longo do tempo, visto que a história é feita dos acontecimentos marcantes da humanidade.
c)O ensino de história voltado para o estudo do meio é importante como as pesquisas sobre a história nacional em detrimento a história local ou regional.
d)Não há como formar cidadãos se não conhecerem a sua própria história e do lugar em que vive. Sendo assim, conhecer a história do seu lugar de vivência é compreender que cada indivíduo faz parte deste processo enquanto sujeito histórico e atuante em seu espaço.

5)O estudo que envolve trabalhos de campo no ensino de história nos anos iniciais, voltados para a história local é de fundamental importância. Existem infinidades de atividades para que o professor realize com os alunos, além dos espaços escolares, abrangendo o estudo da localidade, dentre elas podemos enumerar, exceto uma alternativa:

Alternativas:

a) Trabalhos em diferentes museus históricos da cidade.
b) Pesquisa no bairro com moradores pioneiros da cidade e do bairro próximo a escola.
c)Análises de arquivos públicos da cidade.
d)Leitura na biblioteca da escola do Estatuto da Criança e do Adolescente.


AV 2 Ensino de História e Geografia

1 Após ter assistido o vídeo da web aula sobre globalização, indique a alternativa que apresenta a conceituação correta:

I-A maior parte dos autores trabalha com o in[icio da globalização com a colonização dos portugueses e espanhóis.

II- A globalização é um processo dividido em quatro fases, sendo a primeira do século XV até a Revolução Industrial.

III- A quarta fase está relacionada com a Nova Ordem Mundial.

IV- O conceito de globalização é sinônimo de Fetiche.

Alternativas:

a) I e II estão corretas
b) I e III estão corretas.
c) II e IV estão corretas
d) I, II e III estão corretas.

2)De acordo com o texto "Um passeio histórico geográfico- Ensino de Geografia" de Leonardo de Menezes Moura e Péricles Gomes da Silva, disponível em sua web-aula, leias as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I-O papel da geografia como da história é de incentivar alunos e professores a pensar melhor, sobretudo o que ocorre em seu cotidiano, sendo em seu país ou no mundo;

II- O mundo contemporâneo nos demanda uma formação e uma atualização profissional permanente, que possa alcançar quase todos os aspectos produtivos, dentro de um mercado de trabalho complexo, mutável, flexível e imprevisível.

III- Precisamos partir de uma concepção de geografia como ciência exata, e do espaço geográfico como espaço histórico, resultado da progressiva humanização da natureza.

Alternativas:

a)Apenas I está correta
b)Apenas I e II estão corretas.
c)Apenas III está correta
d)Apenas I e III estão corretas.

3)Após ter realizado a leitura do texto "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental", de Helena Copetti Callai, aponte a alternativa correta para a função da Geografia na escola:

Alternativas:

a) Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.
b)Ler o mundo está restrito a leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas.
c) A Geografia ensina a refletir sobre as sociedades históricas e os patrimônios culturais apenas.
d) A leitura cartográfica é essencial para a compreensão do mundo e sem ela não estudo geográfico.

4)Sobre a alfabetização cartográfica, Simielli (1999) aponta que os anos iniciais devem preparar os alunos, para que adquiram gradativamente a capacidade de ler e interpretar mapas. A alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:

I- projeção / imagem tridimensional e bidimensional,
II- codificação e decodificação
III- alfabeto cartográfico e orientação

IV- proporção e escala

Alternativas:

a)I e II estão corretas.
b)I e III estão corretas.
c) II e IV estão corretas
d)I, II, III e IV estão corretas.

5)Referente ao fator bidimensional e tridimensional, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:

a)mapa está para bidimensional como Planalto da Borborema está para tridimensional.
b) maquete está para bidimensional como planta está para tridimensional.
c)museu está para bidimensional como Chapada dos Guimarães está para tridimensional.
d)Chapada dos Veadeiros está para bidimensional como mapa está para tridimensional.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dione Weslei

avatar

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 37
Localização : Querência - MT

MensagemAssunto: Av 1 Ensino de Historia e Geografia 7 sem   Qua Ago 12, 2015 2:14 pm

av 1
1-c
2-b
3-d
4-d
5-d
passou direto
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dione Weslei

avatar

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 37
Localização : Querência - MT

MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015   Qua Ago 12, 2015 2:17 pm

OLÁ PESSOAL CRIEI ESTE GRUPO DO WHATSAPP 7º SEMESTRE 2015/2, PARA QUE POSSAMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS, TIRANDO DUVIDAS E PASSANDO ALGUMAS SUGESTÕES, JÁ SOMOS MAIS DE 40 MEMBROS.
DEIXE NUMERO E DDD.

ABRAÇO.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Cíntia Coutinho



Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/06/2013

MensagemAssunto: AV2 de Ensino de História e Geografia, enviada sem erro:   Qui Ago 27, 2015 10:00 am

1D
2B
3A
4D
5A

Abraços Fraternos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Miciane



Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/09/2015

MensagemAssunto: QUERO PARTICIPAR DO GRUPO DO WHATSAPP.   Seg Set 21, 2015 11:00 pm

Diones Weslei também estou no 7° período gostaria de fazer parte do grupo do whatsapp, peço que me add, por favor, será um prazer fazer parte do grupo. meu numero é 068 92325659. Boa noite a todos amigos. Smile Smile Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
vanuza



Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/09/2015

MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015   Ter Set 22, 2015 7:52 am

dione weslei meu zap é (75) 99630081
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cristinadesbra



Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/09/2015

MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015   Dom Set 27, 2015 12:43 pm

boa tarde Weslei, quero participar do grupo do whatsapp do 7º semestre, meu numero é 011 96156-0953,

obrigada
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
jilka



Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/03/2016
Idade : 27
Localização : PERNAMBUCO

MensagemAssunto: ME ADICIONE NO GRUPO   Sex Mar 11, 2016 6:31 pm

OLA SOU DE PERNAMBUCO ME ADICIONE NO GRUPO 87 99962-9223
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
CidianeSantos



Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/10/2013

MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015   Seg Mar 14, 2016 8:02 am

Sou de Paragominas e estou cursando o 7° Semestre me adiciona 91-98850-0370.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av1 - Pedagogia - Ensino de História e Geografia 7° semestre
» av1 av2 7º semestre história e geografia
» avaliação 2- ensino de História e Geografia 7º semestre
» AV 1 e AV 2 de Ensino de História e Geografia 7 SEMSETRE DE 2015
» 6º/7º - AV1 e AV2 de Ens História e Geografia - RESPONDIDAS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: