Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
eliane formigoni



Mensagens : 56
Data de inscrição : 11/04/2014

MensagemAssunto: 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil   Sab Ago 08, 2015 12:02 pm

por favor se alguem ja fez av1 av2 de org. e didatica na educaçaoinfantil postem para conferirmos... Embarassed Embarassed
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil   Qui Ago 13, 2015 10:48 am

Av2 de Pedagogia- Organização e Didática na Educação Infantil 1)A avaliação é um momento de coleta e análise dos dados, na Educação Infantil se realiza por meio de:

Alternativas:

a) Do acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção.
b) De provas simples, de acordo com o desenvolvimento da criança.
c) De testes orais individuais.
d) De trabalhos escritos em grupo.

2)A avaliação da aprendizagem compreende três modalidades, a formativa, a somativa e a diagnóstica. A avaliação formativa é a mais indicada para a Educação Infantil porque:

I – é entendida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.

II – confere às produções das crianças notas, conceitos, estrelas, carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor.

III – é processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem.

IV – tem como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo ensino-aprendizagem como um todo.

São corretas as alternativas

Alternativas:

a) I, III e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) a) II, III e IV.

3)O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais.Analise as afirmativas abaixo:

I, O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere.

II. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor;

III, Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, temos que agir só com base no improviso.

São corretas as alternativas:

Alternativas:

a) I e III
b) II e III
c) I e II
d) I, II e III.

4)O uso de portfólios ou dossiês de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição e desenvolvimento de competências. Seu caráter compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo hábil, ajudando o aluno a melhorar. Possibilita, ainda, a compreensão tanto da complexidade como das dinâmicas de crescimento do saber pessoal, proporcionando ao professor a ressignificação contínua de sua prática. Analise as alternativas abaixo:

I.Vale ressaltar que o portfólio ou dossiê torna-se significativo em razão das intenções de quem o organiza, pois não faz sentido coletar trabalhos dos alunos para mostrá-los aos pais somente como instrumento burocrático.

II.O portfólio está voltado para a modalidade somativa, pois visa aspectos quantitativos.

III.Essa ferramenta precisa constituir-se em um conjunto de dados que expressem avanços, mudanças conceituais, novas formas de pensar e de fazer alusão ao progresso do estudante.

São corretas as alternativas:

Alternativas:

a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I, II e III.

5)Sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, é incorreto afirmar que:

Alternativas:

a) Para a avaliação o professor deve-se utilizar de diversos registros como relatórios, fichas de observação, as produções das crianças.
b) Conforme o resultado da avaliação, a criança deve ser retida na educação infantil.
c) Oferecer à família a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição e pelas crianças
d) Realizar um acompanhamento crítico e criativo das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano.

1a / 2a/ 3c / 4c / 5b
a minha passou sem erro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil   Qui Ago 13, 2015 10:58 am

Av 1 organização e didática na educação infantil

1)As crianças pequenas, especialmente os bebês, têm um crescimento muito rápido. Do um ponto de vista orgânico, as crianças, nos primeiros anos de vida, realizam grandes conquistas, analise as alternativas abaixo:

I.Trabalhar a coordenação motora é uma importante contribuição para o desenvolvimento da criança.

II.O bebê aprende a se relacionar com tudo que está a sua volta.

III.Desde sua vida intrauterina, o bebê exercita e aguça sua capacidade de escutar os sons do ambiente interno e externo ao útero materno

IV.O ritmo de aprendizagem de todas as crianças na fase de 0 a 3 anos é muito lento, intensificando-se somente na faixa etária de 4 a 5 anos.

São corretas as alternativas:

Alternativas:

a)
I e IV;

b)
II, III e IV;

c)
III e IV;

d)
I, II e III.


2)
As crianças pequenas (0 a 3 anos) desenvolvem a linguagem oral por viverem num ambiente onde a mesma é continuamente utilizada. Além disto, as pessoas importantes para elas constantemente as incluem – olhando em sua direção, esperando respostas, fazendo caretas e olhares específicos. Sobre a linguagem oral, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Após o nascimento, a exploração de mundo e estímulos favorecem a construção de conceitos, esquemas motores e cognitivos capacitando-o à aquisição da fala.

( ) Antes de se expressar através da fala, o bebê compreende muito do que lhe é dito, respondendo com atitudes, gestos, sorrisos, choros.

( ) Nas crianças pequenas, as linguagens são aprendidas nas ações materiais e simbólicas significativas.

( ) Nessa fase do desenvolvimento da criança, a linguagem pode ser estimulada através da valorização da escrita.

A sequência correta é:

Alternativas:

a)
V, V, V, F

b)
F, V, V, F

c)
V, F, V, V

d)
V, V, V, V.

3)
A organização do trabalho pedagógico envolve a forma de projetar, mediar o espaço e o tempo, as rotinas e o brincar, até as estratégias pedagógicas que permitam aos professores acompanharem todas as etapas do cotidiano na educação infantil. Sobre as rotinas, analise as alternativas abaixo:

I.Quanto as atividades da rotina, o educador deverá planejar ações que tornem essas atividades um momento de aprendizagem para a criança,

II.Faz parte da rotina realizar as atividades sempre da mesma forma, sem nenhuma alteração.

III.No desenvolvimento das práticas de rotina, é fundamental lembrar que cuidar e educar são práticas indissociáveis.

São corretas as alternativas:

Alternativas:

a)
II e III;

b)
I e III;

c)
I, II e III.

d)
I e II.

4)
A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se queremos perturbar essa ordem, produziremos frutos precoces, sem maturidade nem sabor e que tardarão a apodrecer; teremos jovens doutores e velhas crianças. A infância tem maneiras de ver, de pensar, de sentir que lhe são próprias; nada há de mais insensato que querer substituí-las pelas nossas[...]. Esta concepção refere-se a:

Alternativas:

a)
Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827)

b)
Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778)

c)
FriedrichFroebel (1782 - 1852)

d)
OvideoDecroly (1871 - 1932)

5)
Historicamente em torno do termo pré-escola permeiam várias funções que estão diretamente ligadas às concepções que se tem de criança e de infância, A função atual da pré-escola é:

Alternativas:

a)
Preparar as crianças para o ensino fundamental

b)
Compensar as deficiências das crianças, sua miséria e a negligência de suas famílias.

c)
Caráter assistencialista, protegendo as crianças pobres do trabalho

d)
Apresentam objetivos próprios da faixa etários de zero a cinco anos adequados as necessidades do meio físico, social, econômico e cultural.

1d / 2a / 3b / 4b / 5d
A minha passou sem erro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lorena2014



Mensagens : 40
Data de inscrição : 10/02/2014
Idade : 31

MensagemAssunto: av 2 do 4 semestre   Qui Ago 20, 2015 10:39 am

Alguém fez a ava 2???
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana paula dos santos



Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/08/2015

MensagemAssunto: Re: 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil   Qui Ago 20, 2015 8:11 pm

pedagogia-organização e didática na educação infantil.

AV1

1-d
2-a
3-b
4-b
5-d

AV2

1-a
2-a
3-c
4-c
5-b

sem erros cheers flower lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 4 periodo pedagogia av1 av2 organizaçao e didatica na educaçao infantil
» Resposta AV1 e AV2 ORGANIZAÇÃO E DIDATICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
» OITAVO PERIODO PEDAGOGIA AV1 TOPICOS ESPECIAIS II
» 3 periodo pedagogia av1 av2 de educaçao e tecnologia
» Av2 Organização e Didática na Educação Infantil

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: