Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av2 - Especialização em Psicopedagogia - Atuação Psicopedagógica em Sala de Recursos e em Sala Regular

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
liawrage

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 23/06/2012
Idade : 37
Localização : rio grande do sul

MensagemAssunto: Av2 - Especialização em Psicopedagogia - Atuação Psicopedagógica em Sala de Recursos e em Sala Regular   Sab Jul 04, 2015 9:44 am

1)Nos dias de hoje, vivemos um momento em que os problemas de aprendizagem, na sua maioria, têm sido discutidos como uma decorrência da falta de empenho pessoal do aluno ou por ausência de motivação pessoal. Essa afirmação ganha uma nova consideração diante do olhar do campo psicopedagógico. Nesse contexto, uma das principais funções do psicopedagogo é a de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem, apoiar e intervir de modo a favorecer a aprendizagem da criança. Sendo assim, de acordo com o trabalho psicopedagógico os diferentes fatores que interferem na aprendizagem.


Alternativas:

a)Fatores sociais, estruturais, políticos, econômicos e familiares. Alternativa assinalada
b)Fatores orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos.
c)Fatores físicos, econômicos e políticos.
d)Fatores políticos e familiares.
e)Fatores sociais e cognitivos.
2)




A avaliação do processo de aprendizagem deve considerar diferentes habilidades sejam elas cognitivas, psicomotoras e afetivas. Trata-se de um procedimento processual, dinâmico e interativo, sendo seu resultado útil para reorientação do ensino com vistas à aprendizagem de todos os alunos. É correto afirmar que:





Alternativas:

a)As decisões que realmente importam no processo avaliativo são tomadas sempre no início da ação docente.
b)O psicopedagogo deve considerar que não há relação entre a avaliação e o conhecimento que se constrói na sala de aula.
c)No processo avaliativo a docência é superior a discência, sendo o educador o sujeito único do processo de ensino e de aprendizagem.
d)A avaliação tem entre seus propósitos a finalidade de identificar a capacidade interna do aluno, sendo ele capaz ou não devido à capacidade inata de aprender e a prontidão alcançada.
e)A avaliação é um instrumento que possibilita o surgimento de novos caminhos e novas buscas para a construção de uma proposta pedagógica e psicopedagógica coerente com a democratização da educação e do ensino. Alternativa assinalada
3)




A Psicopedagogia estuda a origem dos problemas de aprendizagem e utiliza-se de várias áreas do conhecimento para aprofundar seu campo de estudo e atuação. Desse modo, contribui para a percepção global dos problemas de aprendizagem, levando em conta os múltiplos fatores que interferem no processo de aprendizagem. Na relação pedagógica, quando o professor se depara com um problema de aprendizagem uma das atitudes fundamentais é estar atento ao que o aluno diz e escutá-lo em relação a suas dificuldades. Partindo desses princípios, assinale a alternativa correta.





Alternativas:

a)O não-aprender se constitui sempre um sintoma relacionado a problemas orgânicos, que devem ser diagnosticados pelo médico.
b)As diferenças no aprender implicam em ensinar diferentes estratégias de acordo com o nível de exigência das tarefas propostas e a capacidade de resolução dos alunos. Alternativa assinalada
c)Se somos reconhecidos e valorizados no meio familiar, isso basta para nos sentirmos afetivamente satisfeitos, dentro e fora de casa.
d)A compreensão dos problemas de aprendizagem implica na necessidade de se observar a frequência, qualidade e quantidade dos estímulos recebidos dentro e fora da escola.
e)Os transtornos de aprendizagem que aparecem especialmente no nível da aprendizagem da linguagem, sua articulação e leitura e escrita estão relacionados a problemas psicológicos e ambientais.
4)




No processo educativo, o planejamento define os contornos do que o professor pretende desenvolver na sua prática. Ao longo do desenvolvimento de sua prática há toda uma explosão de singularidades dos alunos que exigirá do professor um redesenho de seu planejamento. Nessa aventura de adequar o proposto ao vivido, o psicopedagogo pode ser um parceiro do professor. Isso implica na tarefa de apoio ao professor no sentido de expor que os objetivos traçados devem proporcionar ao educando a expressão de sua individualidade, unicidade e suas características próprias. Sobre planejamento escolar para crianças com necessidades especiais, pode-se afirmar:





Alternativas:

a)O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação com a intencionalidade de proporcionar à criança com necessidades especiais o atendimento ao seu modo de aprender. Alternativa assinalada
b)
O planejamento é iniciativa do gestor da escola a partir das necessidades administrativas e pedagógicas e deve ser avaliado exclusivamente por ele.

c)
A ação de planejar é uma atividade com finalidades próprias que define a previsão das ações docentes, não fundamentadas em opções político-pedagógicas.

d)A função principal do planejamento deve ser a de permitir o uso de um guia de trabalho do professor, cujos objetivos e conteúdos são previamente identificados, prevalecendo sempre conteúdos conceituais.
e)O planejamento na perspectiva crítica de educação é determinado pelo professor, ele é quem determina o que, para quê, com quê e como ensinar, sem quaisquer questionamentos por parte dos alunos.
5)




Nos dias de hoje, vivemos um momento em que a inclusão escolar tem sido a nota dominante de todas as discussões pedagógicas e educacionais e a educação de qualidade para todos, buscada como o objetivo principal da educação.

Nesse contexto, uma das principais funções do psicopedagogo é ser capaz de identificar e apoiar as causas das dificuldades de aprendizagem. Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:





Alternativas:

a)O problema de aprendizagem pode ter o significado de revelar que a criança não está sendo satisfatoriamente atendida.
b)O problema de aprendizagem pode estar relacionado a questões afetivo-emocionais.
c)O problema de aprendizagem está relacionado ao nível socioeconômico da criança. Alternativa assinalada
d)As dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por problemas físicos, problemas neurológicos, problemas afetivo-emocionais ou por problemas pedagógicos.
e)Todos os itens estão falsos.

DEU ERRO
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Av2 - Especialização em Psicopedagogia - Atuação Psicopedagógica em Sala de Recursos e em Sala Regular
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av2 - Especialização em Psicopedagogia - Atuação Psicopedagógica em Sala de Recursos e em Sala Regular
» Av2 - Especialização em Psicopedagogia - Atuação Psicopedagógica em Sala de Recursos e em Sala Regular
» Curso Livre: Atuação Psicopedagógica em Sala de Recursos e em Sala Regular
» especialização em psicopedagogia instituaçional alguem ai faz?
» AV 1 -ESPECIALIZAÇÃO EM CONSULTORIA EMPRESARIAL-GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: