Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV2 (dp) Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
PAMELAJANICE

avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2015

MensagemAssunto: AV2 (dp) Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem    Sab Maio 30, 2015 4:00 am

Alguem tem estas respostas do AV 2:

1) O estágio de Moralidade Autônomano desenvolvimento moral, segundo Jean Piaget, está ligado a qual ideia abaixo?

Alternativas:

a) O respeito pelos adultos significativos por causa de sentimentos de coação social (de obrigação), pela qual as regras e valores têm valor absoluto e inquestionável para a criança, que não tem a compreensão das causas que os fazem existir.
b) A determinação consciente (feita pela criança) de outras pessoas (heteronomia) como responsáveis pela conduta de seu comportamento a partir da adolescência
c) O sentimento de respeito obrigatório existente entre pessoas de gêneros opostos (heterossexualidade) que surge por volta dos 7 anos de idade.
d) A ausência do sujeito do universo de regras e normas, sendo ele guiado por seus impulsos, indiferente às regras
e) A capacidade de regular saudavelmente seu próprio comportamento, mediante o sentimento de responsabilidade que surge da superação do egocentrismo e do sentimento de cooperação social.

2) A respeito do desenvolvimento moral segundo Jean Piaget, você pôde assistir aos vídeos das Professoras Telma Vinha e Monique Deheinzelin e ler os textos indicados. Ali fica claro que o desenvolvimento moral se dá por uma passagem da fase de anomia à fase de heteronomia moral, e depois da heteronomia à autonomia moral. A condição para que haja tal desenvolvimento, segundo Piaget, é o desenvolvimento cognitivo, pois o sujeito autônomo não teria como perceber as relações de reciprocidade (versus respeito unidirecional por coação) e a relatividade das regras (versus concepção estática das normas) se não houvesse uma estrutura cognitiva capaz de realizar essas operações. Tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no desenvolvimento moral torna-se imperativo a superação do egocentrismo, cujo conceito também foi tratado no vídeo do Dr. Isaac Efraim.
A escola favorece a superação do egocentrismo moral típico do estado de heteronomia quando:

Alternativas:

a) Cria regras claras em seu regimento interno e garante, pela aplicação a ser realizada por inspetores e coordenadores, que as crianças sejam disciplinadas e controladas por tais normas e profissionais.
b) Aconselha pais a aplicarem conseqüências punitivas para o mau comportamento, caracterizado, por exemplo, pela preguiça na realização das tarefas.
c) Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si e para os outros.
d) Deixa livres as crianças para expressarem e realizarem suas vontades conforme queiram, enquanto outras devem aprender a se defender sozinhas para garantir o que é seu, já que é assim o modo de funcionamento do mundo no qual crescerão.
e)

Oportuniza atividades em sala em que são cumpridas algumas regras para funcionarem, com especial importância para a regra de sempre abrir mão de seus desejos pessoais em prol da satisfação do outro quando este expressar suas vontades.

3) A partir da leitura do texto “Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas” de Carlos Nogueira Fino, podemos afirmar que signos e ferramentas:

Alternativas:

a) exercem função mediadora para que o indivíduo provoque mudanças sobre ele mesmo e sobre a natureza, respectivamente.
b) são sinônimos, logo, ambos têm a função de alterar o estado da natureza
c) são criados naturalmente por determinações genéticas que tornam o homem biologicamente simbólico
d) precisam ser descartados continuamente para haver evolução
e) podem substituir um ao outro em qualquer ocasião

4) Segundo Vygotsky, o ser humano aprende

Alternativas:

a) naturalmente, sem a necessidade de intervenção de outro ser humano
b) ao colocar em ação mecanismos de assimilação e acomodação, desenvolvendo assim sua estrutura cognitiva
c) sempre de modo mecânico, por imitação dos demais que devem apenas servir como exemplo
d) de forma cíclica e dialética e isso favorece mudanças integrais que servem como ponto de partida para uma próxima aprendizagem.
e) com o tempo, mas é preciso também desaprender para poder se renovar

5) Ao propor uma análise científica do comportamento humano, Skinner abordou questões referentes ao processo de aprendizagem em várias de suas obras. Sobre o papel da escola para Skinner (conforme textos e vídeos que você estudou), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a) Para o autor, é preciso organizar o ambiente de nossos alunos, criando contingências específicas que favoreçam a aprendizagem
b) O propósito da educação seria transmitir conhecimento acumulado pelas gerações e ensinar aptidões e práticas sociais adaptativas.
c) A escola, juntamente com a família, seria uma das agências de controle responsáveis por ensinar.
d) A escola deve favorecer um repertório de comportamentos para resolver problemas
e)A escola deve apenas divulgar o saber, evitando assim que o aluno pense por si mesmo, já que esta prática pode ser nociva ao modelo social vigente
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AV2 (dp) Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV1 AV 2 Pedagogia - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem
» Av2 - Psicologia da Educação e da Aprendizagem
» Av 1 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE
» prova de psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem
» 1ª prova de psicologia da educação: Desenvolvimento e aprendizagem.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: