Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO SEMESTRE FLEX 1 E 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
PAMELAJANICE

avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2015

MensagemAssunto: TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO SEMESTRE FLEX 1 E 2    Qui Maio 21, 2015 11:44 pm

OI PRECISO DE AJUDA PRO TRABALHO POIS NÃO TO CONSEGUINDO FAZER, TENHO UMA BEBÊ QUE ESTA TOMANDO TODO MEU TEMPO, ALGUÉM TEM ELE PRA ME ENVIAR?? POIS TENHO QUE ENTREGAR ATÉ SEGUNDA, POIS COMEÇEI SEMESTRE PASSADO MAIS TARDE E FICOU PENDENTE PARA ESSE SEMESTRE E ME AVISARAM SOMENTE AGORA DISSO.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
larissa cruz

avatar

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO SEMESTRE FLEX 1 E 2    Dom Maio 24, 2015 7:13 pm

Qual é o q vc quer?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
PAMELAJANICE

avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2015

MensagemAssunto: trabalho   Dom Maio 24, 2015 11:15 pm

larissa cruz escreveu:
Qual é o q vc quer?
preciso o sobre o texto: "Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia e quem é o pedagogo", o individual e o de grupo que deveria responder a tres perguntas: O que é pedagogia? De que se ocupa a pedagogia? O que quer dizer "trabalho pedagogico?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gelyane



Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/09/2013

MensagemAssunto: Re: TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO SEMESTRE FLEX 1 E 2    Ter Maio 26, 2015 8:42 am

Ver se te ajuda..

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz abordagens acerca de algumas considerações importantes sobre o que vem a ser a pedagogia, o que é o trabalho pedagógico e do que se ocupa a pedagogia dentro do ambiente escolar. E também proporcionar uma reflexão e compreensão da natureza e as especificidades do curso de pedagogia, e suas relevâncias para a sociedade.
Abordaremos questões desde o surgimento da pedagogia até nos dias de hoje, assim iremos constatar suas evoluções e perceber que se encontra presente em vários ambientes além das escolas como por exemplo, em hospitais, empresas, ONGs, etc.




2 DESENVOLVIMENTO
Durante tempos, o problema educativo, a formação do caráter e da personalidade das pessoas, foi objeto de estudo e de meditação dos filósofos. Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância, com isso aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se relacionar diretamente com as questões práticas educativas, - os PEDAGOGOS.
Na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa aquele que conduz a criança. Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educação no lar). Quando Roma (que era guerreira) conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos que causavam muita admiração aos romanos. Com o passar dos tempos, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.
Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ardoutoral de superioridade, o público passou a atribuir à palavra pedagogo, durante muito tempo, o significado de pedante (quem ostenta conhecimentos que na verdade não tem), e foi dessa palavra (pedagogo) que derivou o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e uma arte que tinha raízes antigas, quase tão velhas como a própria humanidade - a da educação das pessoas. No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário da Língua Francesa, o vocábulo Pedagogia, como Ciência da Educação.
A pedagogia é o nome dado ao estudo dos profissionais que atuam nas escolas é responsável pela formação de professores de Educação básica; Educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e formação de professores no nível de Ensino Médio. Historicamente, a pedagogia se organiza cientificamente dentro de pressuposto da ciência positivista, com a promessa de um método cientifico sendo capaz de explicar todas as qualidades da ciência. Conseqüentemente a pedagogia fazendo parte das disciplinas sociais se viu impossibilitada de alcançar tal precisão exatidão e frequência na aplicação do método.
Com intuito de conceber a pedagogia como ciência da educação, Libâneo a define como “um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.
A pedagogia está envolvida e focada na arte de ensinar, de educar, procurando sempre métodos e maneiras de transmitir conhecimentos de forma simples e objetiva. Tem uma ligação direta com a formação do individuo. O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio, que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser lato em sua abrangência, estritamente é as práticas escolares que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico.
O objetivo maior da pedagogia é a educação, é o processo de ensino e aprendizagem, sua ação é transmitir seus conhecimentos de forma que atraia o educando para o saber. Ela se apóia na reflexão e na pratica para conhecer o seu objetivo de estudo.
A pedagogia é um campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático de educação, do ato e da prática educativa como um componente integrado da atividade humana. Existem, ainda, as praticas educativas com elevados graus de intencionalidade, sistematização e institucionalização, como as que realizam nas escolas ou em outras instituições de ensino, compreendendo o que o autor denomina educação formal.
Uma frente relativamente nova, a educação não formal, apresenta cada vez mais oportunidades de trabalho para os pedagogos, em associações de bairros, movimentos locais, ONGs empresas privadas, nos últimos anos, vem firmando-se a tendência de companhia dos mais diversos perfis recorrem ao trabalho pedagogo em processos como os treinamentos de recursos humanos.
O Pedagogo é responsável pelo planejamento das etapas de aprendizagem, da administração escolar, da orientação educacional, da educação especial, da supervisão escolar, que são onde a profissão mais se destaca atualmente.
Mas também somos uma sociedade genuinamente pedagógica, ao ponto de sermos chamados de sociedade do conhecimento. Com todas essas transformações que vem acontecendo, hoje a Pedagogia vem se acentuando muito nos meios de comunicação como: TV, rádio, revistas enfim na mídia em geral. A mídia se especializa em fazer cabeças não apenas no campo econômico e político, mas especialmente no campo moral, vemos quase que diariamente mensagens educativas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental. Também podemos ver práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo, como livros, enciclopédias, mapas, vídeos, na criação de jogos e brinquedos. Nas empresas hoje há uma procura bem significativa por esse profissional. Ele atua nas empresas nas atividades de supervisão de trabalho, na orientação de estágios, formação profissional em serviços, temos também prática pedagógica nas academias de educação física, nos consultórios médicos, nos hospitais para o desenvolvimento da aprendizagem no período de internação de crianças
São práticas tipicamente pedagógicas, os programas sociais de medicina preventiva, de orientação sexual, recreação. Nos presídios e hospitais projetos sociais são ampliados com a ajuda sobre de um pedagogo.
Como podemos ver a Pedagogia oportuniza ao pedagogo e a pedagoga condições de atuar em diversas atividades do âmbito educacional, portanto eles poderão atuar não só como professores de Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como também nas áreas de gestão educacional, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional.
Vimos então, que a Pedagogia se ocupa dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações ensino e aprendizagem, e tem como principal objetivo a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.
Toda instituição de educação possui um currículo, e desenvolve a organização do trabalho pedagógico baseando-se nele. Por vezes, este currículo pode estar registrado num documento formal, mas, na realidade, a maior expressão do currículo encontra-se na prática pedagógica diária, realizada em cada sala de aula (ou fora dela, em outros espaços pedagógicos oferecidos pela escola).
Como exemplo, o currículo da Educação Infantil manifesta-se concretamente através das atividades planejadas pelos educadores e oferecidas às crianças. Por esta razão, consideramos essencial analisar as modalidades de planejamento presentes na Educação, no planejamento o educador expressa os objetivos de sua prática educativa, os métodos utilizados e a modalidade de avaliação adotada.




3 CONCLUSÃO
Ao fim desse trabalho, obtemos o conhecimento acerca do assunto desenvolvido, esperando que nós, futuros profissionais da área compreendamos melhor a importância da pedagogia e do pedagogo, valorizando e adotando uma nova postura em relação a esse assunto diferente da tradicional.















REFERÊNCIAS
Conceito de pedagogia - O que é, Definição e Significado. Disponível em: http://conceito.de/pedagogia#ixzz30wvWSYUy

http://www.infoescola.com/profissoes/pedagogia-empresarial/

http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/04/guia-de-carreiras-pedagogia.html

http://www.liberato.com.br/upload/arquivos/0120121121371527.pdf

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-papel-pedagogo-hospitalar.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO SEMESTRE FLEX 1 E 2    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
TRABALHO INTERDISCIPLINAR GRUPO SEMESTRE FLEX 1 E 2
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Trabalho Interdisciplinar em grupo " Visita a escola " 1º Semestre
» trabalho de grupo 7º semestre
» TRABALHO EM GRUPO - ALGORITMO / 3º Semestre "ALUGA BUGGY"
» Como fazer a introdução do trabalho em grupo "visita a escola"
» Apresentação do Trabalho em grupo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: