Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Roseni Ferreira de Lima



Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO   Sab Maio 16, 2015 3:42 pm

AV 1
1- D
2- A
3- C
4- A
5- D
ESTOU COM DÚVIDAS NA RESPOSTA 4.

AV 2
1- D
2- C
3- B
4- A
5- C
ESTOU COM DÚVIDAS NA RESPOSTA 5.

SE ALGUÉM JÁ FEZ POSTA AI PRA CONFERIR, AINDA NÃO ENVIEI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
larissa cruz

avatar

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO   Sab Maio 16, 2015 7:47 pm

MensagemAssunto: seminário interdisciplinar l Sex Abr 24, 2015 3:18 am Responder com citação Editar/excluir esta mensagem
Na educação infantil, as crianças pequenas vivenciam diversas experiências que fazem com que elas interiorizem uma imagem e um conhecimento de si mesmas, desenvolvendo a sua autoestima. Assinale a alternativa que NÃO representa uma ação que favoreça o desenvolvimento da autoestima nas crianças.

Alternativas:

a)
Após realizar diversos acordos e estabelecer regras de conduta juntamente com as crianças, o professor as leva a respeitar e age com firmeza e muito respeito a criança..

b)
A professora utiliza medidas coercitivas de disciplina como castigos corporais e distanciamento afetivo para que a criança aprenda com os seus erros.

c)
o professor estimula seus alunos a emitirem a sua própria opinião e a levar em conta a opinião de seus colegas.

d)
O professor demonstra interesse pelas coisas que acontecem com as crianças demonstrando respeito por elas e confiança em suas possibilidades.

2)
Na web aula da disciplina você verificou a importância de considerar que a construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção.Em relação ao diálogo afetivo que se estabelece entre o bebê e o adulto, no primeiro ano de vida, este é caracterizado por:

I. pelo toque corporal

II. pelo aprendizado das primeiras letras escritas

III. pelas modulações da voz

Analisando os itens acima mencionados:

Alternativas:

a)
somente I está correto

b)
somente II está correto

c)
somente I e II estão corretos

d)
somente I e III estão corretos

3)

1. Analise os aspectos abaixo:

I. Cognitivo:relativo à autorrealização, ou seja, opiniões de si mesmo, emoções, vida afetiva e social;

II. Emotivo:seus sentimentos em relação ao afeto (indiferença, hostilidade);

III. Comportamental:modo como o sujeito se comporta diante de si mesmo (autorrespeito).

IV. Racional: forma como o sujeito pensa e projeta seus pensamentos em público;


Assinale a alternativa que apresente os aspectos sobre a postura de uma pessoa:

Alternativas:

a)
Apenas a alternativa I está correta;

b)
Apenas II está correta;

c)
As alternativas I, II e III estão corretas;

d)
As alternativas I, II e IV estão corretas;


4)
Uma das necessidades humanas que confere uma força vital de regeneração é:

Alternativas:

a)
afetividade

b)
alimentação

c)
sentimento

d)
autoestima

5)
Considere as seguintes afirmações:

I. Criança sentada e imóvel;

II. Cultura da disciplina e do silêncio;

III; manutenção do bom comportamento e repressão;

Alternativas:

a)
são práticas de um ensino que não levam em consideração a afetividade e a autoestima;

b)
São práticas que aceleram a contrução do conhecimento;

c)
São praticas utilizadas pelas escolas modernas que aceitam a bagunça como aprendizagem;

d)
São práticas que oderecem a intereação entre professor e aluno;
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada conectado
larissa cruz



Mensagens: 42
Data de inscrição: 23/09/2014
Idade: 24


MensagemAssunto: Av2 Sex Abr 24, 2015 3:20 am Responder com citação Editar/excluir esta mensagem Excluir esta mensagem
Na educação infantil, as crianças pequenas vivenciam diversas experiências que fazem com que elas interiorizem uma imagem e um conhecimento de si mesmas, desenvolvendo a sua autoestima. Assinale a alternativa que NÃO representa uma ação que favoreça o desenvolvimento da autoestima nas crianças.

Alternativas:

a)
O professor demonstra interesse pelas coisas que acontecem com as crianças demonstrando respeito por elas e confiança em suas possibilidades.

b)
Após realizar diversos acordos e estabelecer regras de conduta juntamente com as crianças, o professor as leva a respeitar e age com firmeza.

c)
A professora utiliza medidas coercitivas de disciplina como castigos corporais e distanciamento afetivo para que a criança aprenda com os seus erros.

d)
o professor estimula seus alunos a emitirem a sua própria opinião e a levar em conta a opinião de seus colegas.

2)
Na web aula da disciplina você verificou a importância de considerar que a construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem positiva da criança que está em construção.Em relação ao diálogo afetivo que se estabelece entre o bebê e o adulto, no primeiro ano de vida, este é caracterizado por:

I. pelo toque corporal

II. pelo aprendizado das primeiras letras escritas

III. pelas modulações da voz

Analisando os itens acima mencionados, apenas:

Alternativas:

a)
I está correto

b)
II está correto

c)
I e II estão corretos

d)
I e III estão corretos

3)
Entendemos autonomia como um processo que se constitui relacionado aos modos de vida das crianças em interação social, mediante um trabalho de reflexão e ação a partir das experiências interativas que cada criança vai vivenciando no dia a dia. A respeito da conquista da autonomia e a construção da identidade é possível afirmar que:

Alternativas:

a)
O professor possibilita o desenvolvimento da autonomia quando incentiva a criança, exigindo dela, com afeto e convicção, aquilo que ela tem condição de fazer.

b)
O constante exercício da dependência dos adultos para a resolução de questões diversas pode desenvolver a iniciativa e a autonomia das crianças.

c)
A construção da identidade pessoal não ocorre na infância, somente na idade adulta.

d)
O processo de construção da identidade e da autonomia está desvinculado das interações socioculturais e da vivência de experiências associadas à construção de vínculos e expressão da sexualidade

4)
O comportamento do professor na Educação Infantil deve ser:

Alternativas:

a)
Autoritário;

b)
Repressivo;

c)
Como autoridade;

d)
Passivo;

5)
Uma das sugestões para o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil é:

Alternativas:

a)
através de realização de prova escrita;

b)
através da realização de prova oral;

c)
através do reconhecimento do autoritarismo do professor;

d)
através da Roda da Conversa para expor sua vivência e cotidiano;
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
larissa cruz

avatar

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO   Sab Maio 16, 2015 7:48 pm

Sua prova é igual a essas?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Roseni Ferreira de Lima



Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: AV 1 E AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR   Dom Maio 17, 2015 1:05 pm

AV 1
Brincar é fundamental para o desenvolvimento humano e a brinquedoteca vem dar condições para que a criança brinque. Podemos mencionar duas grandes conquistas amparadas por documentos oficiais relacionadas ao brincar e à brinquedoteca. Quais são essas conquistas? Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
A obrigatoriedade da brinquedoteca hospitalar, para todos os hospitais, quer ofereçam ou não o atendimento pediátrico e a brinquedoteca escolar.

b)
A obrigatoriedade de brinquedoteca comunitária em todos os bairros dos municípios e a brinquedoteca hospitalar com atendimento infantil.

c)
A obrigatoriedade de brinquedotecas em todas as escolas municipais e a brinquedoteca laboratório de ensino nas Universidades.

d)
A obrigatoriedade da brinquedoteca hospitalar, para os hospitais que possuem ala pediátrica e a brinquedoteca laboratório de ensino nas Universidades.

2)
De acordo com o texto da web aula 1, existe um conjunto de situações atuais pelas quais a brinquedoteca é considerada como necessária ao brincar infantil. Analise as alternativas e assinale a correta:

I - O reconhecimento legal da necessidade de brincar que a criança possui e um espaço intencionalmente organizado destinado ao exercício lúdico.

II - A necessidade se evidenciou em função do desenvolvimento sócio econômico da urbanidade que condicionou as pessoas a viverem em espaços cada vez mais restritos.

III - A falta de segurança restringe o brincar da criança para locais vigiados e a ocupação dos espaços pela construção civil e urbanização roubam espaços do brincar.

IV – Há necessidade de implantação de brinquedotecas porque estas tornam os espaços dos shoppings mais alegres e atrativos, consequentemente gerando mais lucros para os vendedores.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II

b)
III e IV

c)
I, II e III

d)
I, III e IV

3)
Segundo o texto da web aula, a brinquedoteca hospitalar veio para humanizar o hospital. Para os autores, humanizar significa:

Alternativas:

a)
Aperfeiçoar os atendimentos na ala de pediatria em regime de internação.

b)
Fazer uso do conhecimento com sensibilidade no atendimento à criança.

c)
Organizar o espaço do hospital e garantir a implantação da brinquedoteca.

d)
Contratar brinquedistas profissionais para atender nas brinquedotecas

4)
Segundo o texto da web aula, as conquistas em relação à brinquedoteca podem acarretar algumas tendências. As alternativas abaixo descrevem essas tendências. Assinale a alternativa correta .

Alternativas:

a)
A ampliação dos cursos de formação de brinquedistas para atuar em brinquedotecas.

b)
A falta de hospitais com brinquedotecas para atender as crianças em recuperação.

c)
A diminuição das brinquedotecas nas escolas, principalmente nas escolas municipais.

d)
Brinquedotecas somente em restaurantes e condomínios com fins comerciais e lucrativos.

5)
Muitos teóricos defendem a participação infantil e afirmam que a criança é ator social, pode e deve emitir opiniões, sugerir, contribuir em assuntos que lhes dizem respeito. Nos conceitos abaixo, assinale F para Falso e V para Verdadeiro:

( ) Tomás (2006) defende que a criança não é mero receptor das influências a que está sujeita, é também um ator em contínuo desenvolvimento e om opinião própria.

( ) Müller (2007), afirma que devemos intensificar esforços para pensar e lutar pela vida comunitária aceitável, onde cada um tenha o seu lugar.

( ) Sarmento (2004) diz que o melhor lugar para se conhecer limites e liberdades é na vida institucionalizada da criança.

( ) Freire (1996) diz que "saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com este saber".

( ) Tonucci (2005), defende que ouvir a criança não significa somente apreciar o que elas falam, significa levar a sério as suas contribuições.

A alternativa correta é:

Alternativas:

a)
F, V, F, V, V

b)
V, V, F, V, V

c)
V, V, F, F, V

d)
F, F, V, V, V

AV 2
Os princípios orientadores das ações com as crianças, mencionados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, e que também devem ser trabalhados na brinquedoteca, estão descritos abaixo, na íntegra ou parte deles. Analise as alternativas sobre esses princípios.

I - Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum,

II - Estético: respeito ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

III - Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e democracia.

IV - Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II

b)
III e IV

c)
I, II e III

d)
I, III e IV

2)
O brinquedista possui diversas atribuições para organizar o espaço físico da brinquedoteca. Dentre as atribuições citadas é correto afirmar:

Alternativas:

a)
Planejar e aplicar propostas lúdicas com as crianças, desafiando pensamento e habilidades; Agendar visitas com escolas;

b)
Controlar o tempo das brincadeiras, indicar quais jogos devem ser utilizados e aplicar atividades pedagógicas de registro;

c)
Organizar os brinquedos nas prateleira após a saída das crianças, visto ser normal que os brinquedos fiquem espalhados após a brincadeira;

d)
Organizar um arquivo com catálogos de brinquedos, endereços de lojas e restringir o uso dos brinquedos novos para preservá-los por mais tempo;

3)
Frequentemente nos deparamos com situações em que os adultos iniciam algo com as crianças e não concluem. Aprendemos nesse estudo que é de fundamental importância concluir projetos e atividades propostas às crianças. Por isso é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
É mais importante cumprir os aspectos burocráticos dos projetos e divulga-los;

b)
Devemos ser criativos e sempre inventar propostas ainda que não dê tempo de concluir.

c)
Quando concluímos o que começamos alimentamos a esperança das crianças.

d)
O cumprimento das propostas mostra que somos éticos no ensino e eleva nosso conceito.

4)
Podemos definir como próprios do espaço da brinquedoteca: o brincar, a liberdade e a ética. Sobre a definição desses conceitos, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores para decidir qual deve ser o melhor caminho que favoreça a si mesmo.

b)
Não pode haver moralidade quando alguém considera somente o seu ponto de vista ignorando o outro.

c)
Quando consideramos o ponto de vista das outras pessoas, veremos que nós mesmos podemos ser prejudicados.

d)
As ações relacionadas à brinquedoteca não estão voltadas a questões políticas de convívio social.

5)
Atualmente existem no Brasil, as modalidades de brinquedoteca: comunitária, hospitalar, itinerante, terapêutica, escolar, entre outras. Sobre o contexto de instalação desses espaços assinale V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) Elas têm sido instaladas em condomínios, edifícios residenciais, shoppings, restaurantes, academias, entre outros, muitas vezes estão associadas a algum tipo de consumo.

( ) Alguns espaços comerciais que oferecem espaços para brincar, constroem espaços inadequados, onde a criança não se sente à vontade para brincar, os brinquedos não são acessíveis, mas ornamentais.

( ) A realidade das escolas públicas no Brasil revela uma condição deficitária pela qual muitas escolas não podem amoldar-se aos requisitos básicos para instalação de uma brinquedoteca em sua estrutura física.

( ) Não há até o momento qualquer iniciativa de política pública que incentive a implantação de brinquedotecas nas escolas, todas as iniciativas são de instituições privadas.

Assinale a sequencia correta:

Alternativas:

a)
F, V, F, V

b)
V, V, F, V

c)
V, V, V, F

d)
F, F, V, V

SÃO ESTAS AS MINHAS AV 1 E AV 2;
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
priscillafrancyele



Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/06/2015

MensagemAssunto: Re: AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO   Qua Jun 03, 2015 7:11 am


AV 1
1- D
2- C
3- B
4- A
5- B
AS MINHAS FOI DIRETO
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» av1 av2 seminario interdisciplinar v periodo
» alguem temas respostas do av1 e ave seminario interdisciplinar 1 semestre
» AV 1 E AV2 SEMINARIO INTERDISCIPLINAR 4º PERIODO
» av 1 av2 virtual seminario 3 periodo...
» Av 1 - Seminário Interdisciplinar II Gestão Ambiental alguem pode me ajudar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: