Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Respostas: Av1 e Av2 PED - Sem 02 - Educação e Diversidade: Relações Étinicos-raciais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dione Weslei



Mensagens: 21
Data de inscrição: 16/11/2012
Idade: 34
Localização: Querência - MT

MensagemAssunto: Respostas: Av1 e Av2 PED - Sem 02 - Educação e Diversidade: Relações Étinicos-raciais   Dom Maio 05, 2013 9:40 am

Alguem já respondeu as av1 e 2 são elas ai abaixo só que tem umas imagens pra voçê tira as conclusões eu respondi assim a av1 e não deu certo

Av1
Questão 1:
Nota: Não gerada
Observe as imagens e leia o texto:



Vamos fazer uso de uma imagem para tratar dos problemas da educação brasileira. Imagine que a educação como uma corrida. Deram-nos aquele carrinho verde da imagem, mas como não estamos conseguindo vencer a Bugatti Aventador (o carro vermelho), os teóricos e técnicos na educação afirmam que nós professores é que não sabemos dirigir direito... Segundo essa imagem e pensando na questão da inclusão, podemos afirmar que:



Alternativas
1 - o Bugatti representa as dificuldades para a implantação da inclusão e o carrinho verde representa a estrutura que o Estado oferece aos professores para vencer tais dificuldades.
2 - devemos nos preocupar somente ensinar a vencer na vida, utilizando fusquinhas ou outro automóvel qualquer.
3 - podemos acreditar que os técnicos da educação sempre estão certos em culpar os professores pelos fracassos na implantação de políticas de inclusão.
4 - a melhor conclusão é que a inclusão dos alunos no sistema educacional brasileiro já é uma realidade, dispensando-se os estudos teóricos a respeito desse assunto.
5 - o problema é preparar todos os alunos para dirigirem fusquinhas, independentemente das diferenças individuais.
Sua resposta
1 - o Bugatti representa as dificuldades para a implantação da inclusão e o carrinho verde representa a estrutura que o Estado oferece aos professores para vencer tais dificuldades.
--------------------------------------------------------------------------------

Questão 2:
Nota: Não gerada
Observe a charge:



O autor da charge ironiza uma das temáticas da questão da inclusão em nossa sociedade, a inclusão digital. Sobre a ideia de inclusão, podemos considerar que:



Alternativas
1 - com os computadores na escola, não é preciso se preocupar com esse problema.
2 - inclusão resume-se em colocar um computador na sala de aula.
3 - incluir é mais que enviar um computador para a escola, é garantir a formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
4 - é preparar mão-de-obra barata, e que saiba usar computador, para o mercado de trabalho.
5 - é promover a segregação dos diferentes para favorecer a aprendizagem através da informática.
Sua resposta
3 - incluir é mais que enviar um computador para a escola, é garantir a formação de cidadãos plenos de deveres e direitos.
--------------------------------------------------------------------------------

Questão 3:
Nota: Não gerada
Observe a imagem:



O autor da charge quer chamar a atenção do leitor para os graves problemas da educação pública no Brasil e as pseudossoluções governamentais. Leia o texto a seguir, que trata desse mesmo tema: “Se realmente pretendessem resolver o problema da educação no Brasil, o problema da reprovação, do analfabetismo, da avaliação, os governantes deveriam investir no professor (isto quer dizer salário mesmo, não se vive só de esperança) e investir na estrutura: menos alunos em sala, menos alunos por professor, menor carga horária de trabalho.”. Podemos afirmar que os autores consideram que:



Alternativas
1 - são acertadas as políticas educacionais implantadas pelas autoridades públicas.
2 - é impossível resolver os graves problemas da educação brasileira.
3 - a única responsabilidade em solucionar a crise educacional é dos professores.
4 - são muito graves os problemas enfrentados pelas escolas brasileiras.
5 - os únicos responsáveis pela educação brasileira são os governantes.
Sua resposta
4 - são muito graves os problemas enfrentados pelas escolas brasileiras.
--------------------------------------------------------------------------------

Questão 4:
Nota: Não gerada
Observe as imagens:









As imagens mostram duas escolas diferentes, em períodos diferentes. Podemos afirmar que ambas demonstram diferentes representações da educação. A partir do que estudamos, podemos afirmar que as representações são as:



Alternativas
1 - ideias preconceituosas que todos nós temos.
2 - estruturas mentais que nos permitem ler o mundo.
3 - salas de aula de diversos tipos.
4 - posturas que devemos lutar para eliminar, como o uso de quadro branco.
5 - construções mentais criadas para encobrir certos aspectos da realidade.
Sua resposta
5 - construções mentais criadas para encobrir certos aspectos da realidade.
--------------------------------------------------------------------------------

Questão 5:
Nota: Não gerada
Observe a imagem:





A imagem ironiza a política da inclusão digital, que é uma das muitas faces da questão da educação inclusiva. Em relação a esse tema, inclusão, percebemos muitas contradições entre os discursos oficiais e a prática cotidiana nas escolas, situação criticada pelo autor da charge. Sobre isso, pondere sobre as seguintes afirmações:

I – Como mostra a imagem, o processo de inclusão social das crianças nas escolas já foi concluído.
II – Independentemente da iniciativa dos governantes, os educadores têm o dever de promover a cultura da inclusão.
III – A inclusão também diz respeito ao uso correto das tecnologias da informação nas escolas públicas.

São verdadeiras as afirmações:


Alternativas
1 - apenas a I
2 - apenas a II
3 - apenas a III
4 - apenas I e III
5 - apenas II e III
Sua resposta
2 - apenas a II


A av2 não respondi ainda e esta ai.


Questão 1:
Nota: Não gerada
Observe a imagem:



Ela mostra uma turma de estudantes numa escola multicultural. Preste atenção à diversidade cultural e biológica presente nesse grupo. Sobre esse tema, a diversidade nas escolas, podemos afirmar que os professores devem garantir:

Alternativas
1 - uma isenção no julgamento os alunos, aumentando os preconceitos.
2 - uma mentalidade aberta, capaz de reconhecer a importância do respeito à diversidade.
3 - a defesa de suas representações a respeito dos alunos, impondo a sua cultura.
4 - a mentalidade fechada da escola, capaz de identificar as diferenças e eliminá-las.
5 - a ignorância a respeito das diferenças entre os alunos.
Sua resposta
Sem resposta

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 2:
Nota: Não gerada
Observe as imagens:





A primeira imagem mostra um grupo de adolescentes e a segunda uma representação do bullying. Nessa idade, a busca por modelos que integrem a identidade do jovem é parte cotidiana da vida contemporânea. Em uma sociedade padroniza a beleza podemos apontar como consequência:



Alternativas
1 - a grande tendência para uma uniformidade, como mostra a primeira foto, e que ocorre sem conflitos.
2 - a diferenciação cada vez maior entre os indivíduos, fato sem importância na escola, pois a segunda imagem é ficção.
3 - o preconceito e a discriminação, pois grande parte das pessoas está excluída dos padrões socialmente difundidos, talvez seja o caso do menino da segunda imagem.
4 - o estabelecimento da democracia, pois todos partilharão a mesma aparência, situação exemplificada na primeira imagem.
5 - a construção de uma sociedade cada vez mais bela e inteligente, que é o desejo de todos, inclusive do menino da segunda imagem.Sua resposta
Sem resposta

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 3:
Nota: Não gerada
Observe a imagem:



A imagem mostra uma turma de alunos numa situação que deveria ser tão comum quanto viver: diversos alunos na escola. Sobre esse tema é correto afirmar que:

Alternativas
1 - todos devemos promover a interação das diferenças, enriquecendo a cultura.
2 - somente a igualdade absoluta e o uso de uniforme garante uma sociedade melhor.
3 - o esquecimento é o melhor caminho para que o preconceito seja superado.
4 - as leis já garantem a igualdade legal, logo a questão está resolvida no Brasil.
5 - o reconhecimento da existência das diferenças humanas basta para a inclusão.
Sua resposta
Sem resposta

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 4:
Nota: Não gerada
Observe a charge:



A charge ironiza o chamado “jeitinho brasileiro”, que é um exemplo da falta de cidadania. Também se fala muito que o direito a ser diferente é uma questão de cidadania. Aliás, palavra mais utilizada do que compreendida. Cidadania é o direito de participar da cidade, ser cidadão. Então, sobre a ideia de cidadania, podemos afirmar que:
Alternativas
1 - a garantimos pela assistência social somente.
2 - já existia na Grécia antiga, quando era estendida a todos.
3 - manifestou-se da mesma forma ao longo dos diversos períodos históricos.
4 - é recente, fruto do processo de desmoronamento da URSS.
5 - devemos considerar que todas as pessoas têm direito à cidadania.Sua resposta
Sem resposta

--------------------------------------------------------------------------------

Questão 5:
Nota: Não gerada
Observe a imagem:



A partir o que estudamos e da análise da imagem, podemos afirmar sobre o processo de inclusão escolar no Brasil, EXCETO:

Alternativas
1 - a imagem demonstra que a escola brasileira nem sempre foi inclusiva.
2 - a preocupação com a inclusão é um fato recente na história da educação.
3 - a escola pública brasileira já foi menos inclusiva que hoje.
4 - a inclusão no Brasil foi um problema até a metade do século XX, mas já solucionado.
5 - mesmo com avanços, temos muito para fazer em termos de inclusão.Sua resposta
Sem resposta
se alguem já respondeu da uma ajuda...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
juliana12



Mensagens: 73
Data de inscrição: 02/04/2013
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Respostas: Av1 e Av2 PED - Sem 02 - Educação e Diversidade: Relações Étinicos-raciais   Seg Maio 06, 2013 12:41 pm

EU TENTEI ASSIM DEU ERRO

AV 1 AV2
1-1 1-4
2-3 2-3
3-4 3-1
4-5 4-2
5-2 5-5

preciso de ajuda tambem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
wal



Mensagens: 3
Data de inscrição: 02/04/2013
Idade: 32

MensagemAssunto: Re: Respostas: Av1 e Av2 PED - Sem 02 - Educação e Diversidade: Relações Étinicos-raciais   Qua Maio 22, 2013 9:02 am

juliana12 escreveu:
EU TENTEI ASSIM DEU ERRO

AV 1 AV2
1-1 1-4
2-3 2-3
3-4 3-1
4-5 4-2
5-2 5-5

preciso de ajuda tambem.


AV2

1/2
2/3
3/1
4/5
5/4

já enviei esta correta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Respostas: Av1 e Av2 PED - Sem 02 - Educação e Diversidade: Relações Étinicos-raciais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Cantadas e Respostas!!!
» 10 cantadas de pedreiro para se dar bem nesse carnaval
» Cantadas de Pedreiro
» Pérolas do Yahoo Respostas
» JOgo de perguntas e respostas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -