Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 resposta das Av2 de pos em gestão da Unopar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
vanessa a p ramos



Mensagens: 5
Data de inscrição: 02/05/2013

MensagemAssunto: resposta das Av2 de pos em gestão da Unopar   Qui Maio 02, 2013 9:28 am

Av2 - Pos - Metodologia do Ensino e da Pequisa
Informações


Questão 1:

Nota: Excelente
Considerar a Didática como “arte e a ciência do ensino” supõe entendê-la como um campo de estudos dinâmicos que envolve, ao mesmo tempo, a busca de um conjunto ordenado e coerente de conhecimentos sobre o ensino e a utilização adequada destes conhecimentos a nível da prática docente. Analise as alternativas abaixo sobre a Didática e assinale a incorreta:
Alternativas
1 - A Didática, disciplina que oferece suporte ao exercício da docência e têm como objeto de estudo o ensinar e o aprender, dedica-se também à formação de professores.
2 - A Didática investe no relacionamento professor e aluno, propondo ao ensinar momentos de diálogo intenso.
3 - As contribuições da Didática nos levam a refletir sobre o processo de mudança e transformação da nossa prática por meio da reflexão.
4 - A Didática atual assenta seus pressupostos em uma dimensão técnica.
5 - A Didática dedica-se à formação de professores, possibilitando o ensino em uma perspectiva crítica e transformadora, não se limitando aos meios onde ocorre a ação pedagógica.
Sua resposta
4 - A Didática atual assenta seus pressupostos em uma dimensão técnica.
Resposta gabarito
A Didática atual assenta seus pressupostos em uma dimensão técnica.
Comentário do gabarito
d - A Didática a partir de 1964 propõe um modelo de formação baseado na racionalidade científica e técnica que tem como fundamento a transmissão de conhecimentos. Hoje essa não é a proposta atual da Didática.
Questão 2:

Nota: Excelente
O Contrato Didático é uma técnica estruturada e organizada das atividades do aluno, na qual o professor entra em acordo com os mesmos sobre os conteúdos a serem estudados, o método de trabalho a ser realizado e a proposta transparente do processo de avaliação. Sobre essa prática é incorreto afirmar que:
Alternativas
1 - Os contratos didáticos têm como objetivo desdobrar os programas de aprendizagem em encontros semanais para descrição da proposta metodológica a ser desenvolvida, bem como a indicação de bibliografia a ser investigada.
2 - Nos contratos didáticos, as avaliações devem ser propostas de maneira classificatória prevalecendo a prova.
3 - O professor precisa programar seu contrato didático para discuti-lo e dar ciência aos alunos.
4 - Todos os critérios e orientações, na medida do possível, devem fazer parte do contrato didático, pois, assim, o professor fica respaldado e o aluno sabe o que será exigido dele no processo de aprendizagem.
5 - Esse procedimento permite a visão do todo que será oferecida pelo programa de aprendizagem no semestre.
Sua resposta
2 - Nos contratos didáticos, as avaliações devem ser propostas de maneira classificatória prevalecendo a prova.
Resposta gabarito
Nos contratos didáticos, as avaliações devem ser propostas de maneira classificatória prevalecendo a prova.
Comentário do gabarito
b - Nos contratos didáticos, as avaliações devem ser propostas de maneira gradual, processual e podem incluir exercícios, pesquisas, elaboração individual e coletiva de textos, resolução de problemas, montagem de relatórios, além de outros recursos que o professor julgar pertinente.
Questão 3:

Nota: Excelente
Os paradigmas determinam as concepções que os professores apresentam sobre a visão de mundo, de sociedade, de homem e da própria prática pedagógica que desenvolvem em sala de aula. Sobre o paradigma da complexidade e a formação de professores é correto afirmar que:
Alternativas
1 - No paradigma da complexidade, o aluno é avaliado com rigor, onde o erro é inaceitável.
2 - No paradigma da complexidade, o professor é facilitador da aprendizagem.
3 - O paradigma inovador, emergente ou da complexidade, propõe uma visão crítica, reflexiva e transformadora na Educação.
4 - O paradigma da complexidade provocou uma prática pedagógica voltada para a reprodução dos conteúdos historicamente elaborados visualizados como únicos e inquestionáveis, levando a uma reprodução ingênua dos conhecimentos.
5 - A formação de docentes para atuar no novo paradigma requer processos de treinamento, em uma perspectiva conservadora.
Sua resposta
3 - O paradigma inovador, emergente ou da complexidade, propõe uma visão crítica, reflexiva e transformadora na Educação.
Resposta gabarito
O paradigma inovador, emergente ou da complexidade, propõe uma visão crítica, reflexiva e transformadora na Educação.
Comentário do gabarito
C - O paradigma tradicional é voltado para a reprodução de conteúdos. O paradigma da complexidade difunde a produção do conhecimento, com autonomia, criticidade, e espírito investigativo. O professor é mediador da aprendizagem.
Questão 4:

Nota: Excelente

O planejamento é um pressuposto essencial para assegurar não somente o alcance dos objetivos da prática docente, mas também para definir a competência do professor na sua trajetória profissional, com base nos aspectos didáticos de sua disciplina. Assinale a alternativa incorreta sobre planejamento no ensino superior.
Alternativas
1 - O plano exige uma construção linguística sofisticada, pois é indicativa de competência técnica do professor.
2 - Planejar é racionalizar a ação educativa, antecipando o delineamento dos acontecimentos que vão ocorrer em sala de aula, evitando-se a improvisação e a rotina.
3 - Na elaboração do planejamento a clareza é um pressuposto fundamental, para o seu entendimento pelos segmentos envolvidos no processo.
4 - Consiste em uma previsão organizada tendo o conteúdo como meio para atingir os objetivos e a aquisição de competências e habilidades.
5 - O plano de aula é um detalhamento do plano de curso ou unidade, mantendo com esse uma estreita e direta vinculação.
Sua resposta
1 - O plano exige uma construção linguística sofisticada, pois é indicativa de competência técnica do professor.
Resposta gabarito
O plano exige uma construção linguística sofisticada, pois é indicativa de competência técnica do professor.
Comentário do gabarito
A - Na elaboração do planejamento a clareza é um pressuposto fundamental, para o seu entendimento pelos segmentos envolvidos no processo. É importante lembrar que nem sempre uma construção linguística sofisticada é indicativa de competência técnica.
Questão 5:

Nota: Excelente
A concepção de planejamento pressupõe o ato de pensar, de criar. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
1 - O pensar e o criar se concretizam quando são colocados em prática, que constitui o fazer pedagógico, ou seja, a didática.
2 - O planejamento docente não reflete o posicionamento filosófico e as concepções pedagógicas do professor.
3 - O planejamento prevê, a didática executa. Se houver separação entre a concepção e a execução a prática pedagógica perde o seu significado maior.
4 - A didática é o estudo do conjunto de recursos técnicos que têm em mira dirigir a aprendizagem do educando, tendo em vista levá-lo a atingir um estado de maturidade que lhe permita encontrar-se com a realidade, de maneira consciente, eficiente e responsável, para nela atuar.
5 - A didática e o planejamento são indissociáveis, quando se considera o processo ensino e aprendizagem.
Sua resposta
2 - O planejamento docente não reflete o posicionamento filosófico e as concepções pedagógicas do professor.
Resposta gabarito
O planejamento docente não reflete o posicionamento filosófico e as concepções pedagógicas do professor.
Comentário do gabarito
B - O planejamento docente reflete o posicionamento filosófico e as concepções pedagógicas do professor.
Questão 6:

Nota: Excelente
A elaboração de qualquer plano seja ele de curso, de unidade ou de aula, deve obedecer a uma estrutura básica, com etapas claramente definidas. Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas

( ) O conhecimento da realidade, permite identificar expectativas de aprendizagem dos alunos, dificuldades e necessidades, a partir desse conhecimento da realidade da turma.
( ) Ao selecionar métodos de ensino é importante que estejam relacionados aos objetivos e conteúdos.
( ) A avaliação é concebida como coleta de dados sobre o aluno e sua aprendizagem, possibilitando ajustes ao processo de ensino e aprendizagem
( ) O professor experiente que já deve “ter tudo na cabeça”, assim não precisa elaborar objetivos de ensino.

A sequência correta é:
Alternativas
1 - V, V, F, V.
2 - F, V, V, V.
3 - V, F, V, F.
4 - V, V, V, F.
5 - F, V, V, F.
Sua resposta
4 - V, V, V, F.
Resposta gabarito
V, V, V, F.
Comentário do gabarito
D - Mesmo para o professor experiente é necessário planejar e estabelecer objetivos de ensino.
Questão 7:

Nota: Excelente
O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como: fazer provas, fazer exames, atribuir nota, repetir ou passar de ano. Sobre a avaliação da aprendizagem é incorreto afirmar que
Alternativas
1 - A avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente.
2 - Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar.
3 - A avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, visando aperfeiçoá-la.
4 - A avaliação contribui para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino.
5 - Avaliar significa determinar a quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais, sem a preocupação com os aspectos qualitativos.
Sua resposta
5 - Avaliar significa determinar a quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais, sem a preocupação com os aspectos qualitativos.
Resposta gabarito
Avaliar significa determinar a quantidade, a extensão ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais, sem a preocupação com os aspectos qualitativos.
Comentário do gabarito
E - A avaliação consiste na coleta de dados quantitativos e qualitativos e na interpretação desses dados com base em critérios previamente definidos. Portanto, prioriza aspectos qualitativos do processo.
Questão 8:

Nota: Excelente
O planejamento docente, elaborado pelos professores, equivale ao clássico plano de curso ou de ensino, e ao plano de unidade e de aula. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
1 - O plano de ensino é de suma importância no que se refere à organização da prática docente no decorrer do período letivo, seja ele semestral, ou anual.
2 - A preparação do plano de curso constitui a elaboração de um planejamento diário.
3 - O plano de curso é a previsão de todas as atividades e elementos necessários ao desenvolvimento de uma disciplina.
4 - O plano de aula consiste na previsão organizada tendo o conteúdo como meio para atingir os objetivos e a aquisição de competências e habilidades
5 - O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino/curso ou unidade, mantendo com esse uma estreita e direta vinculação.
Sua resposta
2 - A preparação do plano de curso constitui a elaboração de um planejamento diário.
Resposta gabarito
A preparação do plano de curso constitui a elaboração de um planejamento diário.
Comentário do gabarito
B - A preparação das aulas se refere à elaboração de um planejamento diário, ou seja, o plano de aula e o plano de curso é para o ano todo.
Questão 9:

Nota: Excelente
O processo de mudança, explícita ou implicitamente definido no planejamento, precisa ser, exceto:
Alternativas
1 - Flexível, possibilitando ajustes adequados e necessários.
2 - Ser repensado a cada nova necessidade, seja decorrente da prática docente ou mesmo do processo é preciso que o planejamento seja repensado introduzindo-se alterações.
3 - Ser confundido com mudanças radicais que descaracterizariam a proposta inicial.
4 - Flexível, contudo os objetivos do planejamento certamente serão os mesmos.
5 - Introduzir alterações, a partir da avaliação feita.
Sua resposta
3 - Ser confundido com mudanças radicais que descaracterizariam a proposta inicial.
Resposta gabarito
Ser confundido com mudanças radicais que descaracterizariam a proposta inicial.
Comentário do gabarito
C - O repensar característico da flexibilidade não pode ser confundido com mudanças radicais que descaracterizariam a proposta inicial, pois os objetivos do planejamento certamente serão os mesmos.
Questão 10:

Nota: Excelente
A elaboração de qualquer plano seja ele de curso, de unidade ou de aula, deve obedecer a uma estrutura básica, com etapas claramente definidas, assim, é incorreto afirmar que:
Alternativas
1 - Um professor que planeja continuamente sua prática docente ser um professor inseguro e iniciante na profissão.
2 - Um plano não pode e não deve ser apenas uma representação abstrata e idealizada da realidade, pois o esforço a ser despendido para o programa deve estar intrinsecamente ligado ao esforço a ser despendido para o agir.
3 - As etapas devem estar intrinsecamente ligadas aos propósitos do planejamento; a determinação de objetivos, técnicas, recursos – entre outros – é importante, mas isoladamente não é suficiente para assegurar uma execução realmente comprometida com a mudança.
4 - Há necessidade de avaliar o próprio plano que se pretenda desenvolver, pois é essa avaliação que permitirá a flexibilização e a reestruturação ou reformulação das ações.
5 - Planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes.
Sua resposta
1 - Um professor que planeja continuamente sua prática docente ser um professor inseguro e iniciante na profissão.
Resposta gabarito
Um professor que planeja continuamente sua prática docente ser um professor inseguro e iniciante na profissão.
Comentário do gabarito
A - um professor que planeja continuamente sua prática docente demonstra estar atualizado com o seu tempo, construindo e reconstruindo o saber, vivendo intensamente um presente, mas orientando-se para o futuro. Planejar oferece segurança ao professor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

resposta das Av2 de pos em gestão da Unopar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Gestão documental - Egrou
» Às vezes a resposta está tão perto e você não vê.
» MODERADORES EXIJO UMA RESPOSTA: Usuario Banido!
» internet sem resposta
» [Resolvido]Como criar uma pergunta com resposta digitada? Tipo qual o seu nome ai o jogador digita o nome e começa o jogo e o jogo faz tudo com aquele nome?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -