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 Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa

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Dione Weslei

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MensagemAssunto: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Dom Mar 15, 2015 9:28 am

1) Por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), tivemos no início dos anos 1990 a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desdobrado em 2005 na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), denominada Prova Brasil, e na Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que, por sua vez, se articulam, em 2007, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com efeito, o debate educacional brasileiro, particularmente envolvendo o ensino fundamental e o ensino médio, incorporou como duas características marcantes as avaliações em larga escala e a qualidade da educação escolar, pois esta passa a ser considerada por parte de gestores, mesmo que sem um consenso na comunidade educacional, como expressão dos resultados daquelas avaliações. (ALAVARSE, Avaliação - Educação 200 edições. (disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/avaliar-as-avaliacoes-em-larga-escala-desafios-politicos-302490-1.asp).

Segundo o texto e os estudos realizados, é correto afirmar que:

I - Os programas de avaliação em larga escala foram criados desde a década de década de 90 no Brasil com o fim de avaliar o Sistema Educacional e, a partir daí, tornaram-se característica marcante no debate educacional brasileiro.

II – Todos os programas de avaliação citados no texto: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), Prova Brasil, Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) possuem mesma metodologia e não visam avaliar o aluno, mas sim a qualidade do ensino do sistema público brasileiro.

III – Os programas de avaliação em larga escala tem como finalidade produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral, com o fim de apontar caminhos para as políticas públicas da educação esubsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional.

IV – No Brasil, os programas de avaliação externa são vinculados e organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas corretas:

Alternativas:

a)Estão corretas as alternativas I, II e III.

b)Estão corretas as alternativas II, III e IV.

c)Estão corretas as alternativas I, III e IV.

d)Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.



2)A Revista Nova Escola publicou na sua Edição 222, de abril 2011 (disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/saeb-x-prova-brasil-467321.shtml), o seguinte trecho:

"Havia a necessidade de uma análise mais detalhada do sistema, que expandisse o alcance dos resultados, oferecendo dados não apenas nacionais e por estado, mas também para cada município e escola participante. Assim, em 2005, nasceu a Prova Brasil, que, em 2007, por usar a mesma metodologia, passou a ser realizada em conjunto com o Saeb. "O maior objetivo da Prova Brasil é a conscientização da realidade de cada escola. Muitas vezes os gestores não têm consciência dos problemas de aprendizagem que enfrentam", conta Maria Inês. Com a avaliação, é possível se analisar em que condições o resultado apareceu. "O desempenho dos alunos não ocorre no vazio, ninguém aprende ao acaso. Ele é fruto de professores bem formados, de bons materiais didáticos e do comprometimento com a aprendizagem dos alunos", completa".

Com base nessa leitura e nos estudos realizados é correto afirmar que:

Alternativas:

a)A Prova Brasil é a mesma prova que o Saeb. É realizada para que os gestores conheçam sua escola e, a partir de sua análise possam traçar planos e projetos. Assim, é direcionada somente aos gestores, cabendo ao professor um papel de expectador nesse processo.


b)A Prova Brasil é o mesmo que o IDEB e constitui o primeiro indicador de qualidade educacional no Brasil, traduzindo em seus resultados o fluxo escolar, a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declara no censo escolar.

c)A Prova Brasil foi criada em 2007 e passou a substituir o Saeb, pois oferta uma análise mais detalhada do sistema envolvendo dados nacionais, estaduais, de cada município e da escola participante.

d)A Prova Brasil foi criada em 2007 e passou a utilizar em conjunto com o Saeb, utilizando a mesma metodologia. Como é obrigatória para todas as escolas públicas, possibilita uma análise mais detalhada do sistema, ofertando dados nacionais, estaduais, de cada município e escola participante.

3)Ministério da Educação, divulgou na tarde desta sexta-feira os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2013. O Ideb mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Os dados revelam que há estagnação nas duas etapas. Nos anos finais do fundamental e no médio, todos os indicadores gerais ficaram abaixo das metas previstas: isso inclui as médias nacional e das redes públicas (estaduais e municipais) e privadas. A exceção foi registrada nos anos iniciais do ensino fundamental, em que a única constatação negativa ficou na rede privada, que não atingiu a meta estabelecida.

O Ideb tem dupla função. Por um lado, avalia (em uma escala de 0 a 10) a qualidade da educação que já é oferecida. Por outro, propõe metas que escolas e redes de ensino devem atingir até 2021. As metas, contudo, são modestíssimas. (Bianca Bibiano e Jadyr Pavão Júnior, Educação – Revista Veja, 05/09/2014, disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ideb-2013-revela-estagnacao-no-ensino-fundamental-e-medio).

O texto publicado em setembro de 2014, apresenta os indices divulgados pelo IDEB relativo ao ano 2013, destacando avanços e retrocessos. Sobre o IDEB é correto afirmar que:

I - O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica constitui um Indicador da qualidade da educação básica brasileira, que revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Todo processo de organização e divulgação permanece ao encargo do Inep que é órgão subordinado ao MEC.

II – Os mecanismos de avaliação constituem a primeira ação concreta para se aderir às metas do compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC, sendo que as médias de desempenho nas avaliações do Saeb, Aneb e Prova Brasil são utilizadas no seu cálculo, juntamente com o fluxo declarado no censo escolar pela própria escola.

III - Os resultados são divulgados pelo MEC, sendo disponibilizados por escolas e também as médias relativas a municípios, Estados e ao Brasil. Segundo o texto, com base nos resultados de 2013, pode-se verificar que, nos anos finais do fundamental e no médio, todos os indicadores gerais ficaram abaixo das metas previstas.

IV - O Ideb é uma prova que tem a função de avaliar, em uma escala de 0 a 10, a qualidade da educação no Brasil. No entanto, a crítica que se faz ao IDEB é que promove um ranking de escolas e permanece apenas como demonstrativo, não propondo metas para as escolas e redes de ensino.

Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas correta

Alternativas:

a)Estão corretas as alternativas I, II e III.

b)Estão corretas as alternativas II, III e IV.

c)Estão corretas as alternativas I, III e IV.

d)Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.


4)Leia e analise o texto sobre o ENEM:

"Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular"

(Portal do MEC, disponível em: hhttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=183&Itemid=414)

O ENEM foi criado em 1998 e sofreu mudanças no decorrer de suas histórias.

Sobre o ENEM é correto afirmar que:

Alternativas:

a)O Enem é um programa de avaliação em larga escala que visa a avaliar o desempenho do estudante que termina a educação básica, ou seja, no ensino médio. Não é obrigatório, mas e, a partir de 2009 passou a ser utilizado em algumas instituições públicas federais e estaduais como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

b)O Enem é um programa de avaliação em larga escala com participação obrigatória para todo aluno que pretenda ingressar no ensino superior, tanto na esfera pública como na privada. No entanto, somente serve como mecanismo de avaliação, nas instituições públicas.


c)O Enem busca aferir se o estudante que conclui o ensino superior demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

d)O Enem foi criado em 1998 com o fim de avaliar os estudantes do ensino médio e substituir o processo seletivo de vestibular, tornando-o um processo único, no qual o aluno é avaliado por competências e habilidades.

5)"A Provinha Brasil foi criada em 2008. É um instrumento de avaliação que permite a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Para isso, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização, em dois momentos: no início e no final do ano letivo. A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes". (Revista Educação, 2011, disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/noticias/artigo234741-1.asp)

"O Pisa é a principal avaliação global sobre qualidade da Educação. Organizada pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, reúne as 30 nações mais desenvolvidas do mundo e países parceiros, como o Brasil. Realizam o exame alunos de 15 anos de 54 nações. Seus resultados trazem um quadro geral da Educação pelo mundo - ainda que rankings devam sempre ser encarados com bastante cautela, já que o desempenho dos alunos não é o único indicativo de um ensino de qualidade".( Gabriela Portilho e Vilmar Oliveira, Revista Nova Escola, Dez/2006, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/pisa-analise-comparativa-avaliacao-ranking-educacao-725258.shtml)

Com base nos textos acima, analise e avalie as asserções.

I - A provinha Brasil e o Pisa são programas de avaliação em larga escala. Possuem elementos em comum e diferenciados. Porém, a Provinha Brasil é um programa que avalia estudantes em fase de alfabetização, portanto aos anos iniciais. Já o Pisa é um programa internacional, aplicada em vários países, que avalia alunos de 15 anos independente da série a qual frequenta.

PORQUE

II – Desde sua instituição, a Provinha Brasil tem contribuído com a qualidade do ensino, pois faz parte do Pisa, coletando e apresentando dados que propiciam a compreensão do quadro geral da Educação no Brasil nos anos iniciais, possibilitando ações advindas posteriormente ao Pisa.

Assinale a opção correta

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



tentei assim mais deu erro...

1-d
2-a
3-d
4-b
5-c

alguém conseguiu?Question Question Question
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Rosinete



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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Dom Mar 15, 2015 3:03 pm

meu deu erro.
1-c
2-a
3-d
4-c
5-b
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Dione Weslei

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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Sab Mar 21, 2015 10:08 am

Essa Avaliação tá puxada, alguém já conseguiu?
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Dione Weslei

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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Ter Mar 24, 2015 1:38 pm

Av 2

1-c
2-d
3-a
4-a
5-b passou direto cheers cheers

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Dione Weslei

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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Ter Mar 24, 2015 1:39 pm

Oi pessoal do 6º semestre nos criamos um grupo no whatsapp onde a gente se ajuda, inclusive no dia de aula, aos interessados deixem seu numero com DDD.
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Milka Klayne

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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Ter Abr 07, 2015 9:21 pm

(082) 99129855
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Vivibagui



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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Dom Abr 12, 2015 3:14 pm

(022) 99899-7827


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nayta



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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   Qua Ago 12, 2015 1:02 pm

(75)99381886
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MensagemAssunto: Re: Av2 - 6º Semestre - Pedagogia - Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa   

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