Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CPC



Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

MensagemAssunto: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Qui Nov 06, 2014 8:22 am

Razz

1)

. De acordo com o texto da web aula o processo ensino/aprendizagem acontece durante toda a vida do ser humano, por meio da educação que se diferencia pelo espaço físico, contexto social e fases da vida de uma pessoa. Identifique esses contextos nos itens a seguir:

I – A educação acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.

II – É organizada e planejada para momentos específicos marcados pela interação, participação e trocas, muitas vezes permeadas pela aprendizagem a partir do lúdico e da arte.

III – A educação acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino.

Alternativas:

a)

I – Educação formal; II – Educação não formal; III – Educação Informal
b)

I – Educação informal; II – Educação não formal; III – Educação formal
c)

I – Educação não formal; II – Educação formal: III – Educação Informal
d)

I – Educação Informal; II – Educação formal; III – Educação não formal

2)

A formação da criança na Educação Infantil está fundamentada em três princípios básicos, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais. São os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Autonomia, responsabilidade, solidariedade são princípios estéticos;
b)

Sensibilidade, criatividade, ludicidade são princípios éticos;
c)

Valorização da diversidade de manifestações artísticas e culturais são princípios políticos.
d)

Direitos, cidadania, criticidade, respeito à ordem democrática, são princípios políticos;

3)

Sobre a metodologia da roda de conversa é correto afirmar:

Alternativas:

a)

Deve ser adotada para as ações planejadas e executadas somente nos espaços educativos formais.
b)

A roda de conversa é um momento de reflexão, exposição de ideias, análise, reclamação, proposição e decisão coletiva e democrática; princípio básico de convivência social com diferentes idades;
c)

A roda da conversa é utilizada para a contação de histórias na Educação Infantil com o único objetivo de motivar para o conteúdo.
d)

A roda de conversa é excelente meio de iniciar o dia com as crianças, pode ser realizada uma vez por semana na sala de aula.

4)

O professor de educação infantil só terá condições de sensibilizar a criança com a linguagem da arte se primeiramente for sensibilizado com o que é próprio da criança, com o que a criança é capaz de fazer e ser. Sobre esse aspecto assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) É relevante que no espaço educativo não formal, o educador busque prezar a condição de participação da criança nas situações que lhe dizem respeito, contudo isso não é necessário no espaço formal.

( ) O trabalho com a prática de arte na Educação Infantil envolve os princípios e a intencionalidade do professor na busca pelos recursos que cada situação e condição permite e envolve a criança.

( ) O brincar e a participação política são indissociáveis na formação da criança, os quais, juntos, podem se constituir uma das orientações necessárias para a conquista da emancipação social.

( ) A brincadeira é entendida como patrimônio da cultura infantil e deve ser reconhecida, preservada e potencializada. O brincar é uma característica da natureza infantil e a brincadeira, uma das principais formas de expressão da criança.

Alternativas:

a)

V, V, F, V
b)

F, F, V, F
c)

F, V, V, V
d)

V, F, V, V

5)

Sobre os espaços não formais de aprendizagem assinale a alternativa correta;

Alternativas:

a)

São processos educacionais organizados e realizados fora do sistema regular de ensino não possuem um currículo pré-definido que o engessa para uma prática sistematizada
b)

A educação não formal é marcada por níveis e etapas de ensino, com conteúdos definidos pela necessidade apresentada pelo público alvo, fundamentados em princípios orientadores que dão suporte aos educadores envolvidos.
c)

As atividades na educação não formal não possuem objetivos, não precisam ser organizadas ou preparadas, podendo assim ser improvisadas.
d)

Os projetos para a educação não formal geralmente são desprovidos de princípios.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dina



Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/09/2014
Idade : 43
Localização : TEREZOPOLIS DE GOIAS

MensagemAssunto: AV1 PRATICA INTERDISCIPLINAR DA ED. INFATIL IV SEMESTRE   Qui Nov 06, 2014 11:10 am

1B
2D
3B
4C
5A
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
CPC



Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

MensagemAssunto: av1   Dom Nov 09, 2014 9:10 am

outro fórum tb respondeu assim e ela disse que foi sem erros , alguem ja confirmou ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
CPC



Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

MensagemAssunto: resposta    Dom Nov 09, 2014 9:16 am

acabei de envia sem erros 3° e 4° period
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kiria



Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/09/2013

MensagemAssunto: Pratica Pedagógica Interdisciplinar infância e suas linguagens    Seg Nov 10, 2014 9:58 am

AV1....
1-b
2-d
3-b
4-c
5-a

enviei e não voltou....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
AlineLopes

avatar

Mensagens : 89
Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 36
Localização : São Miguel do Araguaia

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Ter Nov 11, 2014 9:21 am

Sem erros!!!


1.B
2.D
3.B
4.C 
5.A
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
elisangelakp



Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Qua Nov 12, 2014 8:09 am

A minha foi sem erros!!!!
Boa sorte a todos.
1- B
2- D
3- B
4- C
5-A
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
celiana



Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/04/2014

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Sex Nov 14, 2014 6:01 am

E a Av2,alguém respondeu?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
AnaPaulapretapop



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/09/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Sex Nov 14, 2014 8:08 am

sem erros Laughing

1- b
2-d
3-b
4-c
5-a
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Natali



Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/03/2014

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Sex Nov 14, 2014 2:58 pm

celiana escreveu:
E a Av2,alguém respondeu?

Prática Pedagógica Interdisciplinar:Infância e suas Linguagem

AV2:
1a
2d
3c
4d
5b
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
AnaPaulapretapop



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/09/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Sex Nov 14, 2014 4:58 pm

Av 2 Foram direto Razz
1 - a
2 - d
3 - c
4 - d
5 - b
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
AnaPaulapretapop



Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/09/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Sex Nov 14, 2014 4:59 pm

Alguém fes as avaliações SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
CPC



Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

MensagemAssunto: rs   Ter Nov 18, 2014 9:38 pm

a minha 4 av2 nao ficou verde coma letra D , erro do sistema ou resposta errada, acho que é a segunda opção rs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MarciaMoreira



Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/11/2014

MensagemAssunto: Pessoal   Qua Nov 19, 2014 7:19 pm

enviei a primeira resposta, Sem erros! Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nadia Gomes

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/11/2014
Localização : varjão-Goias

MensagemAssunto: obrigado amigas(o)   Qua Dez 03, 2014 5:48 am

certas av1 e av2, vcs são companheiras.já passei pro sétimo período mais estou ajudando uma amiga responder.estou grata.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Angela Regina



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/09/2014

MensagemAssunto: Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens.   Seg Out 12, 2015 3:46 pm

A minha Av2 e assim alguém tem a respsta me ajudem
1)Junqueira Filho enfatiza a importância do acompanhamento do professor na educação da criança a partir das linguagens geradoras. Sobre aspectos desse tema, assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) O processo de seleção e articulação dos conteúdos só atingirá os desejos, interesses e necessidades das crianças, se realizado a partir da leitura articulada, pelo professor, das diferentes linguagens das crianças.

( ) Essa concepção orienta o trabalho realizado no âmbito da educação não formal, em importantes momentos de seleção e articulação de conteúdos.

( ) Para Junqueira Filho, linguagem geradora é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber.

( ) Os temas-assuntos-linguagens emergem como prioritários na interação das crianças com as linguagens escolhidas pela professora a partir de diálogos estabelecidos na reunião de professores e coordenadores pedagógicos.

Alternativas:

a)
F, F, V, V

Alternativa assinalada
b)
V, F, V, F

c)
V, V, F, F

d)
F, V, V, V

2)
De acordo com o texto de estudo qual é a definição de protagonismo compartilhado? Assinale a resposta correta;

Alternativas:

a)
O trabalho em conjunto entre o professor e gestor, na eliminação das barreiras produzidas pelos espaços físicos escolares e pela ausência dos recursos.

b)
As propostas planejadas pelo professor que exigem as atividades em grupos na sala de aula, quando os alunos interagem entre si.

c)
O ato de compartilhar materiais escolares entre os alunos, o que favorece a ação solidária no grupo.

d)
A relação entre professor aluno, onde há participação de ambos nas decisões a serem tomadas que inclui também os assuntos a serem ensinados.

Alternativa assinalada
3)
Reggio Emília é uma cidade Italiana cujo trabalho realizado na educação infantil tem sido referência nas escolas aqui no Brasil. Sobre esta abordagem de trabalho assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Loris Malaguzzi, não recebeu influencia teórica para idealizar seu trabalho criou sua própria teoria.

b)
Piaget foi o principal responsável pela política educativa da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emília, que prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.

c)
Um aspecto relevante na proposta pedagógica da escola é a valorização da representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promoverem a aprendizagem da criança.

Alternativa assinalada
d)
A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho individual e autônomo, com enfoque didático tradicional

4)
Sobre as ações didáticas do professor de Reggio Emília e os aspectos que envolvem o dia a dia na escola, analise as alternativas:

I - Os resultados obtidos pelas crianças de Reggio Emília em suas experiências em grupo e seus projetos, são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.

II - Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades.

III - Na abordagem de Reggio Emilia, a escola deve ser silenciosa, disciplinada e os professores devem conferir os procedimentos para não sair da rotina.

IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II

b)
I, II e III

c)
I, II e IV

d)
II, III e IV

Alternativa assinalada
5)
Diante da autenticidade necessária a um projeto escolar, o professor deve:

I - Avaliar os alunos no final do processo, atribuindo notas, visto ser extremamente complicado a avaliação no percurso;

II – Considerar que o problema a ser resolvido deve ser relevante para os alunos e ter caráter real, que traga aprendizagens significativas

III - Compreender sua responsabilidade social e investir na interação e no compartilhamento das decisões;

IV – Acompanhar parcialmente as ações das crianças, deixando-as trabalharem sozinhas, decidirem as ações, se organizarem com materiais, evitando interagir ou mediar situações.

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas I e IV.

Alternativa assinalada
c)
Estão corretas as alternativas II e III.

d)
Estão corretas as alternativas III e IV
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Respostas Av 2 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Provas virtuais AV1 e AV2 Práticas pedagógicas interdisciplinar: escola e sociedade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: