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 avaliaçao fundamentos da gestao educacional av 1

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pires



Mensagens: 22
Data de inscrição: 26/06/2012
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MensagemAssunto: avaliaçao fundamentos da gestao educacional av 1   Sex Abr 05, 2013 4:34 pm

Questão 1:
Compreender a história da gestão, as transformações políticas, econômicas e tecnológicas no contexto da globalização, auxilia no entendimento das novas exigências apresentadas a educação brasileira a partir dos anos de 1990. Na própria Constituição Federal se apresentam os princípios da gestão escolar democrática a ser implementada na escola. Assim, considere a afirmativa Correta:
Alternativas
1 - A gratuidade do ensino público deverá ser privilégio daqueles alunos da Educação Básica, cuja renda familiar não for observada e nem apresentada uma proposta de pagamento, pelo governo municipal.
2 - A articulação entre Estado e Município será desconsiderada a partir do Plano Nacional de Educação.
3 - A Garantia da universalização da Educação Básica - educ. infantil, ensino fundamental e ensino médio, acontece através da disponibilização de cursos ligados a Educação Profissional.
4 - A Educação poderá ser entendida como instrumento para o exercício da cidadania.
5 - A instituição do Fórum Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação não devem garantir a representação de setores da sociedade civil organizada.
RESPOSTA 4
Questão 2:
Os princípios da gestão escolar democrática seguindo o contexto da LDB 9394/96, confirmam que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
Alternativas
1 - Participação da comunidade na gestão ficando a equipe da escola com a incumbência de auxiliar na elaboração e execução da proposta pedagógica da instituição.
2 - A administração de seu pessoal, ou seja, seus funcionários, além dos recursos materiais e financeiros da instituição fica a cargo do secretário da escola.
3 - Cabe a escola assegurar o cumprimento dos 250 dias letivos e 480 horas-aulas estabelecidos na LDB 9394/96.
4 - A família deverá prover meios para recuperação dos alunos que apresentarem menor rendimento escolar.
5 - O Trabalho do professor deverá apresentar certo distanciamento da família do aluno e da comunidade para não criar vínculos que incentivem os processos de integração da família com a escola.
RESPOSTA 1
Questão 3:
Considere as atribuições da Escola:

I) É atribuída a escola prioridade pedagógica, ao mesmo tempo em que se privilegia ação política de democratização, respeitando-se a pluralidade, o direito às diferenças e a participação coletiva,

II) Cabe a escola a seleção e intenção em se trabalhar determinados conteúdos curriculares, o que ajuda a perceber em que medida o conjunto de suas práticas está de acordo com o que prevê seus documentos escolares.

III) A atividade por excelência da escola centra-se em Ensinar. Sendo assim a escola deve se incumbir de padronizar a aquisição de habilidades físicas, intelectuais e manuais, necessárias ao aluno, visando a perpetuação do ensino tradicional na escola.

IV) Cabe à escola favorecer a criação de oportunidade de inclusão social para aqueles que ainda não praticam o exercício da cidadania.

V) É dada a escola a incumbência de preparar a criança em sua totalidade, visando seu desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo.

Após leitura e interpretação podemos considerar como INCORRETA:
Alternativas
1 - A alternativa I e V apresenta dados incorretos.
2 - A alternativa I, II, III e IV apresenta dados incorretos.
3 - A alternativa IV apresenta dados incorretos.
4 - A alternativa III apresenta dados incorretos.
5 - Nenhuma das alternativas apresenta dados incorretos.
RESPOSTA 4
Questão 4:
Leia e complete a lacuna da afirmativa que segue, de acordo com os dados sugeridos:

Ainda durante o mês de março do ano de 1990, o Brasil participa em Jomtien, na Tailândia, e posteriormente em dezembro de 1993 em Nova Delhi, de _____________________________,convocada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Banco Mundial. Na conferência declara-se a necessidade de construção das bases de um Plano Decenal de Educação para os países subdesenvolvidos, de maior população do mundo.
Alternativas
1 - Conferência Mundial sobre Educação Profissional,
2 - Plano Decenal de Educação,
3 - Conferência Interamericana de Educação Ambiental,
4 - Conferência Mundial de Educação para Todos,
5 - Conferência Nacional de Educação de Jovens e Adultos.
RESPOSTA 4
Questão 5:
Realize a leitura e complete as lacunas da afirmativa apresentada abaixo:

A democratização da gestão do sistema educativo e da escola é um princípio articulado ao caráter ___________desta atividade, que deve ser mantida pelo Estado e que este, também, precisa ser________________. Isso implica na democratização do próprio____________, na desprivatização da educação ocorrida na última década e na efetivação de _________________de acompanhamento, controle e definição das _______________educacionais, bem como da ______________do trabalho educativo na escola com participação de todos e todas.
Alternativas
1 - Estado, mecanismos, políticas, organização, público, democratizado,
2 - Políticas, organização, público, democratizado, Estado, mecanismos,
3 - Público, democratizado, Estado, mecanismos, políticas, organização,
4 - Democratizado, Estado, mecanismos, público, políticas, organização,
5 - Mecanismos, políticas, organização, público, democratizado, Estado,
RESPOSTA 3
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pires



Mensagens: 22
Data de inscrição: 26/06/2012
Idade: 21

MensagemAssunto: av 2 fundamentos da gestao educacinal    Sex Abr 05, 2013 7:11 pm

Questão 1: Nota: Não gerada

Preencha as lacunas seguindo o que pede o texto:
Quanto ao Grêmio Estudantil, a princípio sua atuação centrava-se em ajudar a escola, atender à demanda dos/as alunas, de melhor aproveitar o tempo e o espaço escolar. Não se observavam atividades conjuntas com o Conselho Escolar e a APMF. Atualmente o Grêmio Estudantil têm uma função muito importante na formação e representação do jovem, possibilita-lhes a _____________nas decisões ligadas ao espaço escolar. A __________do jovem, pode vir a favorecer a sua própria ________________ e o atendimento de suas necessidades futuras enquanto cidadão ativo na sociedade. A organização estudantil é a instância onde se cultiva gradativamente o ____________do aluno, para além da sala de aula. O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de _______________dos estudantes dentro de cada estabelecimento de ensino. A Diretoria do Grêmio é o órgão representante e responsável pela organização e ______________das atividades do Grêmio, eleita periodicamente. O Grêmio é autônomo, isto não significa que seja independente! Muitas pessoas confundem autonomia com independência, elas não são sinônimas.
Alternativas:
1 - interesse, representação, participação, politização, coordenação, integração,
2 - integração, interesse, representação, coordenação, participação, politização,
3 - representação, coordenação, participação, integração, interesse, politização,
4 - participação, politização, integração, interesse, representação, coordenação,
5 - participação, politização, integração, coordenação, representação, interesse,
Sua resposta:

4 - participação, politização, integração, interesse, representação, coordenação,

Questão 2: Nota: Não gerada
Considerando as determinações contidas na LDB 9394/96, responda a questão: Sobre a responsabilidade de gestão dos estabelecimentos públicos de ensino, bem como da elaboração de suas propostas pedagógicas, é correto afirmar que:
Alternativas:
1 - A elaboração da proposta pedagógica e sua execução são de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino e devem contar com a participação de seus docentes, articulados com as famílias dos alunos e com a comunidade.
2 - A elaboração, e execução da proposta pedagógica na instituição escolar é de responsabilidade dos pais de alunos e professores da comunidade escolar.
3 - O financiamento da proposta pedagógica é de responsabilidade dos estabelecimentos públicos de ensino, docentes, pais e comunidade local.
4 - A elaboração da proposta pedagógica é de responsabilidade das famílias dos alunos, enquanto o financiamento é prerrogativa da União.
5 - A elaboração da proposta pedagógica é de responsabilidade do sistema nacional de ensino, cabendo a escola envolver pais e professores na execução e ampliação de financiamento.
Sua resposta:

1 - A elaboração da proposta pedagógica e sua execução são de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino e devem contar com a participação de seus docentes, articulados com as famílias dos alunos e com a comunidade.

Questão 3: Nota: Não gerada
O Projeto Político Pedagógico deve ter como objetivo primordial a organização de um trabalho pedagógico intencional, articulado ao compromisso sócio-político da escola. Dentre os compromissos da escola para com a sociedade, deve se fazer presente a seguinte indagação: que cidadão a escola deseja formar? Diante desse compromisso, cabe a escola também definir suas ações educativas pautadas nas finalidades do Projeto Político Pedagógico. Dentre as finalidades do Projeto Político Pedagógico podemos caracterizar a necessidade de:

I) Ignorar a intencionalidade da ação, possibilitando a re-significação do trabalho, visando a perpetuação d uma realidade tradicional,

II) Sustentar o trabalho individual aglutinando pessoas em torno de várias causas e não de uma causa causa comum,

III) Propiciar racionalização de esforços e recursos utilizados para atingir fins essenciais do processo educativo,

IV) Ser instrumento de participação efetiva, superando práticas autoritárias e individuais,

V) Fortalecer o grupo visando o trabalho individual e competitivo entre os participantes, intensificando o desenvolvimento de vários projetos ao mesmo tempo.

Assim, podemos considerar como afirmativas CORRETAS :
Alternativas:
1 - As alternativas II,IV e V apresentam dados corretos
2 - As alternativas I, II e V apresentam dados corretos
3 - As alternativas I, III, IV e V apresentam dados corretos
4 - As alternativas III e IV apresentam dados corretos
5 - Nenhuma das alternativas está correta
Sua resposta:

4 - As alternativas III e IV apresentam dados corretos

Questão 4: Nota: Não gerada
Considere a alternativa FALSA
Alternativas:
1 - Gestão Democrática propõe fazer da ação educativa um processo coletivo de tomada de decisão. Nessa proposta o trabalho coletivo deve apagar diferenças e privilegiar participação.
2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar, busca zelar pelos direitos da criança, privando-a do direito a educação diante da participação de um delito ou ato infracionário.
3 - A função do Conselho Escolar é política na medida em que estabelece transformações, de forma consciente e intencional e é pedagógica, ao estabelecer os mecanismos necessários para que as transformações ocorram.
4 - O P.P.P. tem a ver com a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e com a organização da sala de aula, incluindo a relação com o contexto social imediato.
5 - O Regimento Escolar tornou-se instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa das instituições de ensino. No documento se deve evidenciar o compromisso dos profissionais com a realidade da comunidade e da instituição escolar.
Sua resposta
:
2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Conselho Tutelar, busca zelar pelos direitos da criança, privando-a do direito a educação diante da participação de um delito ou ato infracionário.

Questão 5: Nota: Não gerada
O paradigma da gestão propõe a consolidação dos Conselhos Escolares deliberativos, como instrumento de construção coletiva e democrática. Ainda sugere mudança para a proposta político-pedagógica das instituições de ensino e o incentivo à organização dos estudantes em todos os níveis, através do Grêmio Estudantil. Seguindo a perspectiva leia e desconsidere na questão abaixo, os mecanismos da gestão democrática que não se ajustam às discussões realizadas no material de apoio, disponibilizado na Web Aula:
Alternativas:
1 - Eleição direta para a escolha de diretor da escola, implantação do Conselho Escolar e reestruturação do Projeto Político Pedagógico.
2 - Minimização ou eliminação de práticas hierárquicas, além da possibilidade de ampliar a participação e o exercício da autonomia dos sujeitos escolares.
3 - A participação de professores, funcionários, pais, mães e alunos da instituição de ensino, envolvidos no exercício de contribuir com os princípios defendidos pela gestão para a escola pública.
4 - O principio constitucional da gestão democrática do ensino público favorecendo o avanço das políticas educacionais.
5 - Indicação de cidadão respeitável, ao cargo de diretor dos estabelecimentos de ensino, por comissão atuante em instâncias governamentais.
Sua resposta:

5 - Indicação de cidadão respeitável, ao cargo de diretor dos estabelecimentos de ensino, por comissão atuante em instâncias governamentais.


responde as duas assim e deu tudo certo espero ajudar voces ....
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