Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av 2 - Alfabetização de Jovens e Adultos (curso livre alguem me ajuda)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
nety



Mensagens : 36
Data de inscrição : 31/03/2014

MensagemAssunto: Av 2 - Alfabetização de Jovens e Adultos (curso livre alguem me ajuda)   Qui Ago 28, 2014 1:57 pm

Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Na LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas:

a)

A LDB 9394/96, desresponsabiliza os municípios no que diz respeito à gratuidade do Ensino Fundamental, aos jovens que não puderam efetuar seus estudos em tempo apropriado.
b)

A LDB 9394/96, estabelece que; nem sempre cabe aos sistemas de ensino, garantir a gratuidade do ensino, aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos em idade regular.
c)

A LDB 9394/96, mantém a EJA como ensino privado, e assegura sua obrigatoriedade disposta na Constituição Federal, inclusive àqueles sujeitos que não tiveram acesso à escola, em idade própria aos estudos.
d)

Durante o Governo Collor houve maior valorização, de políticas de alfabetização, de jovens e adultos, a partir da extinção da Fundação Educar.
e)

Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

2)

Considere a alternativa INCORRETA:

A Educação Formal, se caracteriza como:

Alternativas:

a)

Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial.
b)

Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96).
c)

Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.
d)

Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
e)

Aprendizagem mais efetiva, que ao final do curso é coroada com êxito através de uma certificação, (boletim, histórico escolar, diploma), ou titulação que capacite o indivíduo a prosseguir graus mais avançados em seus estudos.

3)

Considere as afirmativas abaixo:

I)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

II)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.

III)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo os Movimentos Sociais, também podem ofertar a Educação de Jovens e Adultos, quando voltada apenas para Alfabetização.

IV)Seguindo inclusive a legislação, alguns entendem a EJA como processo compensatório, no qual muitas vezes se desqualificam seus frequentadores, alunos trabalhadores que trazem para o ambiente da escola a marca da destituição de direitos e luta pela vida.

V)Devemos considerar a EJA, respeitando sua história indicada pelas experiências de seus organizadores e participantes. A EJA, sempre mereceu destaque, apoio, elogios, além de condecoração do governo brasileiro principalmente na década de 1960.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:

Alternativas:

a)

A alternativa I e V apresenta dados incorretos.
b)

A alternativa I, II, III e IV apresentam dados incorretos.
c)

A alternativa II apresenta dados incorretos.
d)

A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
e)

A alternativa V apresenta dados incorretos.

4)

A elaboração das Fichas de Cultura, a partir de desenhos e fotos; no momento da alfabetização eram representadas em cartazes ou projetadas em slides, partindo sempre de situações existenciais, provocando assim, os primeiros debates. Tais Fichas eram criadas:

Alternativas:

a)

pela própria comunidade.
b)

pelo educador.
c)

pelo Ministério da Educação.
d)

por Paulo Freire.
e)

Nenhuma das Anteriores.

5)

Atualmente podemos observar que, pautada em legislação; uma das principais funções da escola, centra-se em procurar a melhor forma de democratizar conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Nessa perspectiva, é sugerido que o trabalho dos professores seja ressignificado, bem como sua forma de organizar as atividades em Sala de Aula, para tanto é Correto afirmar que o professor deve:

Alternativas:

a)

Buscar o entendimento de que alunos da EJA possuem ainda não experiências significativas que contribuem para sua aprendizagem.
b)

A condição de analfabeto, quando adulto, implica em patologia tais como; déficit ou deficiência que não possibilitaram sua aprendizagem em tempo oportuno.
c)

O analfabetismo deve ser entendido como expressão individual de fracasso, do aluno que não conseguiu se adequar as regras do espaço escolar.
d)

Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.
e)

O universo vocabular dos alunos (linguagem falada), não deve ser valorizado pelo professor, haja vista que os alunos pronunciam palavras erradas e nem sempre de fácil entendimento.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
pedagogasu



Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/09/2014

MensagemAssunto: Re: Av 2 - Alfabetização de Jovens e Adultos (curso livre alguem me ajuda)   Qua Set 24, 2014 9:05 am

GENTE POR FAVOR ALGUEM CONSEGUIU ENVIAR ESTA AVALIAÇÃO SEM ERROS??? A MINHA JA DEU ERRO UMA VEZ,
ESTOU SUPER PREOCUPADA DE ENVIAR E ESTÁ ERRADA DE NOVO NA MINHA CORREÇÃO FICOU ASSIM
ECDDD... Question  No
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ruth Bento



Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/07/2015

MensagemAssunto: resposta da av 1 e av2 curso livre alfabetização de jovens e adultos EJA    Qui Jul 09, 2015 6:28 pm

AV1
1-a
2-d
3-c
4-a
5-b

av2
1-e
2-c
3-e
4-a
5-d
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av 2 - Alfabetização de Jovens e Adultos (curso livre alguem me ajuda)   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av 2 - Alfabetização de Jovens e Adultos (curso livre alguem me ajuda)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alfabetização e Letramento 5 semestre
» av1 alfabetização e letramento 4° periodo
» Alfabetização e Letramento AVA 2
» avaliaçoes de alfabetizaçao e letramento av 1 e av 2
» Av 2 - Alfabetização e Letramento

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: