Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos - Dependência VAMOS AJUDAR PESSOAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
karinapaixao



Mensagens: 40
Data de inscrição: 29/06/2012
Idade: 24
Localização: São Vicente

MensagemAssunto: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos - Dependência VAMOS AJUDAR PESSOAL    Sex Mar 22, 2013 9:05 pm

AV 1

Questão 1:

A política da Gestão Democrática, implantada no sistema de ensino com a Constituição de 1988 e assegurada pela LDB 9394/96, reforçou o caráter público e democrático da escola como uma instância viva de participação da comunidade em suas decisões. Concretizou-se legalmente a tentativa de implementação de um trabalho pedagógico articulado, com o objetivo de tornar possível a elaboração de um projeto educacional que vincule as ações dos profissionais da educação a um projeto educativo mais amplo que vislumbra pela educação a emancipação social e política de todos. Nesta perspectiva, a gestão na escola, não mais deve ser organizada por uma diretoria, o funcionamento da escola, compreendendo tomadas de decisão conjunta no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas, agora deve ser realizada por:
Alternativas
1 - Associação de Bairro
2 - Conselho de Classe
3 - Parâmetros Curriculares Nacionais
4 - Conselho Escolar
5 - Nenhuma das anteriores
Sua resposta

Questão 2:


Destaque abaixo qual o elemento que não merece destaque ou prioridade, frente a perspectiva de construção da gestão na escola.
Alternativas
1 - Estabelecimento de uma prática pautada no diálogo,
2 - Participação da comunidade escolar na elaboração de Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular.
3 - Tomada de decisão conjunta Na organização das questões administrativas e pedagógicas da escola.
4 - Garantia do acesso, entrada e permanência do aluno no espaço escolar.
5 - Priorizar e enfatizar a burocracia e as relações de poder autoritário.


Questão 3:

Considere as Afirmativas, destacando as INCORRETAS:

I) O trabalho pedagógico deve ser entendido como um processo intencional, organizado, dosado, sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos.
II) As ações definidas de forma coletiva no espaço escolar sugerem mudanças diante das velhas relações de poder autoritárias e centralizadoras.
III) O trabalho pedagógico deve ser organizado apenas pelo pedagogo de forma a que todos participem sem questionamento.
IV) O objetivo maior da instituição educativa, ou seja, a escola, centra-se na transmissão fragmentada e sistematizada de informações veiculadas pelas diferentes mídias.
V) Aos que compõe a equipe diretiva e pedagógica da instituição, cabe dimensionar a prática pedagógica, no que diz respeito à sua intencionalidade, coerência e compromisso político com o processo de ensino e aprendizagem.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:
Alternativas
1 - A alternativa I e IV apresenta dados incorretos.
2 - A alternativa I, II apresentam dados incorretos.
3 - A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
4 - A alternativa II e IV apresenta dados incorretos.
5 - Todas as alternativas apresentam dados incorretos.
Sua resposta

Questão 4:


Para que o Pedagogo organize seu trabalho, primeiramente ele deve considerar conceitos básicos de elementos que destacam a própria efetivação do seu trabalho. Assim, após leitura e interpretação, considere a INCORRETA.

I) Planejamento compreende a ideia de que, sem um mínimo de conhecimento das condições existentes numa determinada situação, nenhuma mudança será eficaz, ainda que haja clareza dos objetivos.
II) Planejamento envolve processo de análise crítica, buscando ampliação da consciência em relação aos problemas pedagógicos que permeiam o cotidiano.
III) Plano de Ação pode ser entendido como formalização das ações, apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.
IV) O papel político da escola é atrelado ao pedagógico, assim o Plano de Ação da escola permite uma visão geral do contexto.
V) A produção do conhecimento conquistada no espaço escolar deve torna-se fonte para efetivação de um processo de submissão humana visando a manutenção das relações sociais hierárquicas.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:
Alternativas
1 - A alternativa I e IV apresenta dados incorretos.
2 - A alternativa V apresenta dados incorretos.
3 - A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
4 - A alternativa II e IV apresenta dados incorretos.
5 - A alternativa II e V apresenta dados incorretos.


Questão 5:


Se considerarmos que a gestão democrática propicia união da comunidade escolar e externa visando melhorias estruturais e educacionais, o momento também nos permite considerar o envolvimento do Pedagogo no contexto da gestão dos espaços educativos. Assim afirmamos que a função primordial do pedagogo, no espaço escolar, está ligada:
Alternativas
1 - A entrega da merenda, limpeza e orçamento financeiro,
2 - A confecção dos boletins de rendimento escolar com cunho quantitativo,
3 - A mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico,
4 - A necessidade de contribuir com a realização do processo de formação tradicional do ensino,
5 - A prática educativa e inserção do aluno no mercado de trabalho, intenção e direção principal da escola,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
karinapaixao



Mensagens: 40
Data de inscrição: 29/06/2012
Idade: 24
Localização: São Vicente

MensagemAssunto: http://pedagogia.forumfacil.net/t121-o-trabalho-do-pedagogo-nos-espacos-educativos-dependencia-vamos-ajudar-pessoal   Seg Mar 25, 2013 11:58 am

PESSOAL EU AINDA NAO CONSEGUIR RESPONDER MAIS SE ALGUEM CONSEGUIR VAMOS COMPARTILHAR.....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dione Weslei



Mensagens: 16
Data de inscrição: 16/11/2012
Idade: 34
Localização: Querência - MT

MensagemAssunto: respostas av 1   Seg Mar 25, 2013 6:16 pm

Karina tenha calma e le as perguntas com antenção então encotrarar as respostas.

respostas:

1-4
2-5
3-3
4-2
5-3


Última edição por Dione Weslei em Seg Mar 25, 2013 6:23 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dione Weslei



Mensagens: 16
Data de inscrição: 16/11/2012
Idade: 34
Localização: Querência - MT

MensagemAssunto: ajuda   Seg Mar 25, 2013 6:19 pm

manda as perguntas da av 2 depois que eu vou tentar te ajudar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
karinapaixao



Mensagens: 40
Data de inscrição: 29/06/2012
Idade: 24
Localização: São Vicente

MensagemAssunto: Re: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos - Dependência VAMOS AJUDAR PESSOAL    Ter Mar 26, 2013 9:52 am

OBRIGADOO Dione Weslei NAO TEM AVALIAÇÃO 2 SÓ AV 1 MESMO MAIS TEM A DE PSICOLOGIA 2 AMIGAS MINHAS FICARAM EM DP SE ALGUEM CONSEGUIR AJUDAR AGRADEÇO MSM PELO A AJUDA!!!!

Psicologia da Educação II - Dependência
AV1

Questão 1:

Nota: Não gerada
Sobre o surgimento da psicologia enquanto ciência independente da filosofia é correto afirmar:
Alternativas
1 - Tem seu marco na criação do primeiro laboratório de psicologia por Wundt, na Alemanha, em 1879.
2 - Inicia a partir dos primeiros questionamentos do homem sobre sua subjetividade;
3 - Ainda hoje não é possível, pois não pode se dizer que a psicologia seja uma ciência, dado seu caráter subjetivo;
4 - Foi possível pela constatação de que apenas o corpo depende da mente, como se a mente fosse o manipulador e o corpo sua marionete
5 - Torna-se uma ciência independente a partir do momento que passa a estudar os órgãos dos sentidos e sua relação com o cérebro.

Questão 2:

Nota: Não gerada
Sobre o objeto de estudo da psicologia, podemos dizer que inclui:
Alternativas
1 - O estudo das características físicas humanas, como altura e peso, por exemplo.
2 - O estudo tanto das características físicas como a altura e o peso, quanto da subjetividade humana.
3 - Apenas as questões biológicas do ser humano.
4 - O comportamento do homem e de todas as espécies de animais e seres vivos.
5 - O estudo da subjetividade humana e de questões ligadas à personalidade, memória e cognição, por exemplo.

Questão 3:

“O desenvolvimento do espírito, como todos os outros desenvolvimentos, é um progresso do indefinido para o definido” (Herbert Spencer). A frase faz alusão ao desenvolvimento espiritual, contudo, durante as nossas web aulas, tratamos do desenvolvimento físico. Sobre o conceito de Desenvolvimento utilizado na disciplina pode-se dizer:
Alternativas
1 - Ocorre de maneira semelhante tanto na espécie humana, quanto nas outras espécies;
2 - O grau de desenvolvimento de uma geração é transmitido às posteriores, de modo que uma sociedade vai permanecer sempre no mesmo patamar de desenvolvimento;
3 - É o processo através do qual o indivíduo se constrói ativamente a partir das relações com o ambiente físico e social;
4 - Não é um conceito de importância para a área educacional, pois a esta importam apenas os conhecimentos sobre a aprendizagem;
5 - Corresponde ao processo através do qual as pessoas adquirem os conhecimentos acumulados pela sociedade.
Sua resposta

Questão 4:

Nota: Não gerada
“A aprendizagem pode ser definida como uma modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou da experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento.” (Campos, 1986, 30p.) E neste sentido, a Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação busca:
Alternativas
1 - Separar os alunos que aprendem melhor daqueles que tem dificuldades;
2 - Mostrar como, através da interação, é possível a aquisição de conhecimentos;
3 - Estudar a linguagem como um elemento importante da cultura humana;
4 - Entender como funciona o cérebro das crianças durante o processo de ensino-aprendizagem;
5 - Definir a aprendizagem como um processo único de cada aluno, no qual não há nenhuma interferência de caráter social.
Sua resposta

Questão 5:

Em nossa web-aula, ao explicar o que estuda a Psicologia da Aprendizagem, optamos por um conceito que toma como base a psicologia histórico-cultural ou sócio-histórica, afirmando que:
Alternativas
1 - ela estuda o processo pelo qual a criança se desenvolve no decorrer dos diversos estágios do desenvolvimento cognitivo.
2 - ela estuda as relações sociais entre as pessoas, decorrentes do aprendizado de culturas diferentes oriundas de diversas regiões e povos.
3 - ela estuda o modo como inconscientemente internalizamos roteiros de vida destrutivos ou não devido à convivência com os adultos da sociedade.
4 - ela estuda o processo pelo qual a criança, por exemplo, se apropria das formas de pensar e dos conhecimentos existentes na sociedade.
5 - ela estuda de modo exclusivo a aprendizagem que colaboradores em empresas adquirem conforme passam por treinamentos ao longo da história.


AV2

QUESTÃO1:

Segundo o interacionista Piaget, ao aprendermos, colocamos em prática alguns mecanismos de ação mental. Um deles, conhecido como acomodação, significa:
Alternativas
1 - imposição de nossos modos de conhecer já aprendidos (esquemas) aos objetos que se apresentam, gerando seu reconhecimento
2 - modificação de nossos modos padronizados de conhecer devido a presença de novos objetos ou de novas características de objetos para os quais não tínhamos esquemas já formados
3 - impacto perturbador que os conteúdos difíceis causam no aprendiz
4 - vontade de ficar acomodado com aquilo que já se sabe, afinal, não é necessário mais esforço
5 - modo como o mediador molda seu conteúdo para que fique bem acomodado na mente do aluno.

Questão 2:

Qual o principal objetivo de Piaget ao formular sua teoria denominada Epistemologia Genética?
Alternativas
1 - Elaborar um método de pesquisa que permitisse entender como ocorre a construção das estruturas necessárias para a elaboração do conhecimento humano.
2 - Formular um método de ensino, ou seja, uma forma de ensinar que possa ser empregada por professores dos mais diferentes níveis da educação.
3 - Estudar as diferentes fases do desenvolvimento infantil, para assim, entender o desenvolvimento de seus próprios filhos.
4 - Contrariar todos os teóricos que, até o momento em que elaborou sua teoria, se dedicavam ao estudo da criança e do adolescente.
5 - Fundar o Centro de Psicologia Genética em Genebra.

Questão 3:

Em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo segundo Piaget é CORRETO afirmar:
Alternativas
1 - Obedecem normas fixas em relação à idade cronológica, de modo que uma criança de oito anos, independente da forma como raciocina, estará sempre no período denominado como operatório concreto.
2 - O estágio pré-operatório é marcado pela aquisição da linguagem
3 - O estágio denominado como operatório formal é caracterizado pela necessidade que a criança/adolescente tem de objetos concretos para entender os conteúdos que lhe estão sendo explicados.
4 - No estágio operatório concreto ainda não houve a aquisição da capacidade de reversibilidade do pensamento.
5 - Durante o período sensório motor ocorre a aquisição da linguagem.

Questão 4:


A visão de Vygotsky sobre a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem se diferencia bastante das visões de Piaget e Skinner, por exemplo. Assim, qual das alternativas abaixo expressa corretamente a posição de Vygotsky?
Alternativas
1 - A de que a aprendizagem depende do desenvolvimento de estruturas cognitivas, que devem primeiro estar totalmente formadas para que apenas depois o indivíduo possa aprender alguma coisa.
2 - A de que não é possível ensinar nada a ninguém, visto que cada indivíduo deve construir sozinho o seu conhecimento.
3 - A de que os processos de aprendizagem e desenvolvimento caminham sempre juntos, de uma forma interdependente.
4 - A de que aprendizagem e desenvolvimento não tem nenhuma relação um com o outro, visto que o desenvolvimento trata apenas de questões biológicas, enquanto que a aprendizagem se dedica apenas a conhecimentos teóricos.
5 - A de que não existe uma relação entre desenvolvimento e aprendizagem, já que o fato de aprender algo novo não garante uma relação com aquilo que foi desenvolvido em um momento anterior.
Sua resposta

Questão 5:

Um conceito inerente à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e que está muito ligado à atividade diagnóstica do professor, é o de Nível de Desenvolvimento Real, o qual corresponde:
Alternativas
1 - ao nível de conhecimento a ser alcançado pelo aprendiz, conforme projeto pedagógico
2 - ao crescente nível de conhecimento que ocorre durante as aulas e exercícios
3 - ao amadurecimento orgânico do aprendiz, ou seja, quando seu cérebro está maduro para aprender
4 - a um nível ideal de conhecimento, meta de todo professor
5 - ao nível de conhecimento já alcançado pelo aprendiz, a partir do qual o professor estipulará o Nível de Desenvolvimento Potencial
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
juliana12



Mensagens: 66
Data de inscrição: 02/04/2013
Idade: 19

MensagemAssunto: Re: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos - Dependência VAMOS AJUDAR PESSOAL    Dom Abr 07, 2013 10:53 am

AV 1 do trabalho pedagogo
1-1
2-5
3-3
4-2
5-4


Última edição por juliana12 em Dom Abr 07, 2013 11:42 am, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
juliana12



Mensagens: 66
Data de inscrição: 02/04/2013
Idade: 19

MensagemAssunto: Re: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos - Dependência VAMOS AJUDAR PESSOAL    Dom Abr 07, 2013 11:41 am

AV 2
preciso dela n consegui responder pq to sem livro e pelas web aulas na to achando direito

Questão 1:
Considere as afirmativas, identificando a INCORRETA:

I) Para que a escola cumpra seu papel de formação integral, ela deve formar o trabalhador e o cidadão, isso porque sua produção é fruto de um processo histórico,
II) A escola sozinha, possui autonomia para formar o cidadão, pois fornece ao mesmo, instrução, conteúdo sistematizado, e formação intelectual,
III) A escola deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, já que ela é uma instituição de cultura.
IV) A escola deve viabilizar a todos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, pedagógica e política da sociedade,
V) A escola deve permitir que o educando seja capaz de compreender seu mundo, sua realidade, a fim de transformá-la,

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:
Alternativas
1 - Apenas a alternativa II apresenta dados incorretos.
2 - Apenas as alternativas I, II apresentam dados incorretos.
3 - Apenas as alternativa III e IV apresentam dados incorretos.
4 - Apenas as alternativa II e IV apresentam dados incorretos.
5 - Todas as alternativas apresentam dados incorretos.

Questão 2:
Destaque das indicações abaixo, a afirmativa que melhor complementa esse pensamento: Muitos autores argumentam que o processo educativo da gestão democrática no espaço escolar deve ser resultado de um trabalho no qual vários integrantes da comunidade escolar participem, visando o bem comum. Assim:
Alternativas
1 - A Direção da escola, de forma autoritária se torna responsável pelo controle social,
2 - A Equipe Pedagógica, é quem sabe relacionar apenas as questões administrativas e educacionais de forma pouco coletiva,
3 - Direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, família e comunidade, participam de forma integrada da proposta de gestão, cada um com sua especificidade no trabalho, somam resultados considerados positivos, pois a avaliação institucional indica o caminho.
4 - Funcionários e Comunidade, são dois elementos que devem ser observados de perto quando a gestão propõe trabalho coletivo, pois cada um fragmenta seu trabalho,
5 - Os Professores, estão em contato direto com os alunos, responsabilizando-se pelo ambiente autoritário que a gestão democrática exige,

Questão 3:
Os Professores, estão em contato direto com os alunos, responsabilizando-se pelo ambiente autoritário que a gestão democrática exige,
Alternativas
1 - Exercer a docência restrita às atividades pedagógicas realizadas em sala de aula.
2 - Definir o sistema de avaliação a ser adotado pela instituição de ensino na qual esse participa como assessor pedagógico.
3 - Estar preparado para desenvolver trabalhos de natureza educativa somente no espaço da escola pública que ministra a educação formal.
4 - Exercer a docência na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio na modalidade Normal, em Cursos de Educação Profissional, apoio a gestão escolar e demais áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
5 - Tornar-se liderança na estruturação do Projeto Político Pedagógico, administrando apenas a parte financeira, gastos e demais despesas que se fizerem necessárias.

Questão 4:
A Lei 9394/96 ao apresentar a proposta de gestão democrática, incentiva a participação da comunidade na administração pública. Nessa perspectiva a gestão na escola torna-se o processo que rege seu funcionamento. Assim os profissionais das instituições de ensino são compelidos a efetivar a implantação de instâncias colegiadas, tais como o Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários e Grêmio Estudantil. A partir dessa referência é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
1 - O Conselho Escolar constitui-se um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola.
2 - Quanto maior a participação da comunidade no Conselho escolar, maior as possibilidade de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão coletiva.
3 - As decisões do Conselho Escolar, segue seus próprios caminhos sem reportar-se ao amparo legal, haja vista que, elaboram suas próprias leis.
4 - O Conselho Escolar deve acolher representantes dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar
5 - A participação de representantes de diversas áreas no Conselho Escolar, favorece a constituição de um espaço de discussão, de natureza, consultiva, deliberativa e avaliativa.

Questão 5:
A Sociedade do Conhecimento está tornando a informação acessível a um número cada vez maior de pessoas. A expressão mais avançada desse processo é a internet. Essa tecnologia está provocando uma mudança de paradigma na produção e na divulgação do conhecimento: ele não será mais monopólio das instituições tradicionalmente depositárias. Nesse contexto, vale a pena pensar no novo papel do professor e da escola, que não são mais as únicas fontes de informação dos jovens. A afirmação acima descreve a necessidade da mudança paradigmática no papel do professor e não basta apenas as informações volumosas, mas transformá-la em conhecimento. Diante disso, o professor deve ser:
Alternativas
1 - Aquele que detém o conteúdo repassa aos alunos e avalia. O condutor do processo de ensino e aprendizagem. Pesquisa pelo aluno e lhe entrega pronto, como conhecimento verdadeiro e acabado.
2 - Aquele que determina os conteúdos curriculares de forma fixa, pronta e acabada como uma verdade.
3 - Aquele que propõe avaliação daquilo que o aluno aprendeu de forma estática, repetitiva e mecânica.
4 - Aquele que faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, orientando a aprendizagem. Possibilita o trânsito pelos diferentes saberes.
5 - Aquele que utiliza a tecnologia na educação apenas como recurso didático, com o fim de tornar a aula mais atraente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos - Dependência VAMOS AJUDAR PESSOAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Vamos nos unir galera!
» Ola Pessoal
» Material- trabalho / atps
» Menina se masturbando no trabalho...XXX
» Sugestões que enviei para o pessoal da Metamáquina

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -